Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/8174

Title: Intervenção e Avaliação Inclusivas: Estudo de Caracterização do Desenvolvimento do Potencial em Jovens com Necessidades Educativas Específicas
Authors: Palma, Helena
Candeias, A. A.
Editors: Magalhães, O.
Folque, A.
Keywords: Práticas Inclusivas
Avaliação das Inteligências Múltiplas – Potencial Humano
Necessidades Educativas Específicas
Issue Date: 2012
Publisher: Dep. de Pedagogia: Universidade de Évora
Citation: Palma, H. & Candeias, A. A. (2012). Autor 1 & Autor 2 (2012).Intervenção e Avaliação Inclusivas: Estudo de Caracterização do Desenvolvimento do Potencial em Jovens com Necessidades Educativas Específicas. In O. Magalhães, & A. Folque (org), Práticas de investigação em Educação. Universidade de Évora: Departamento de Pedagogia e Educação. ISBN: 978-989-95802-2-0
Abstract: Este estudo visa caracterizar o desenvolvimento do potencial de alunos, com necessidades educativas específicas que desenvolvem projetos inovadores. A fundamentação teórica apoia-se no modelo inclusivo de Ainscow (1998) que propõe uma avaliação ajustada à diversidade dos alunos, reorganização das escolas para responder adequadamente a todos, e nos modelos sobre potencial humano de Gardner (2000) e Sternberg (1985) focalizados na multiplicidade da inteligência. No estudo empírico de caráter qualitativo com metodologia de estudo de caso de 4 jovens da APPACDM – Évora, utilizaram-se como instrumentos de recolha de informação: entrevista; análise documental; portefólios; observação/avaliação de competências. Os resultados demonstraram que a avaliação inclusiva centrada nas potencialidades facilita a caraterização da funcionalidade de cada um na diversidade dos domínios do desenvolvimento. Os portefólios fomentaram uma avaliação follow-up, destacando-se a autoavaliação, o registo das mudanças do aluno, o feedback contínuo aos professores, aluno e família.
URI: http://hdl.handle.net/10174/8174
ISBN: 978-989-95802-2-0
Type: bookPart
Appears in Collections:CIEP - Publicações - Capítulos de Livros
PSI - Publicações - Capítulos de Livros

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Intervenção e Avaliação Inclusivas Estudo de Caracterização do Desenvolvimento do Potencial em Jovens com NEE.pdf187.51 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois