Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/8147
|
Title: | O Coordenador de Departamento Curricular em contexto de supervisão escolar: um estudo num Agrupamento de Escolas do Alentejo |
Authors: | Margalha, Ana Cid, Marília |
Editors: | Balça, Ângela |
Keywords: | departamento curricular supervisão escolar coordenador de departamento |
Issue Date: | 2012 |
Publisher: | CIEP-UE |
Citation: | Margalha, A. & Cid, M. (2012). O Coordenador de Departamento Curricular em contexto de supervisão escolar: um estudo num Agrupamento de Escolas do Alentejo. Educação - Temas e Problemas, 10. (ISSN: 1646-2831). (in press) |
Abstract: | Segundo Alarcão (2009) o conceito de supervisão está relacionado com a promoção e o acompanhamento do crescimento qualitativo da escola enquanto organização e dos que nela trabalham. O processo de supervisão deixou, então, de estar confinado ao contexto de sala de aula e passou a ser aplicado a contextos mais amplos que envolvem também as estruturas de gestão intermédia da escola.
Neste artigo faz-se uma análise de práticas de supervisão no contexto dos departamentos curriculares e mais especificamente acerca do papel do Coordenador de Departamento neste âmbito. Para tal foi aplicado um questionário aos docentes de um Agrupamento de Escolas a fim de avaliar as estratégias de supervisão aplicadas tendo em conta as seguintes categorias: planificações; articulações interdisciplinares; estabelecimento e concretização de metas; gestão do currículo e acompanhamento da prática lectiva. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/8147 |
Type: | article |
Appears in Collections: | CIEP - Publicações - Artigos em Revistas Nacionais Com Arbitragem Científica
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|