Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/8141

Title: Suporte Multimédia Lúdico-Didático e a Aquisição da Linguagem Escrita
Authors: Moreira, Maria de Lurdes de Oliveira dos Reis
Keywords: Programa de Treino Multimédia
Livro interactivo
Consciência Fonológica
Conhecimento das letras
Princípio Alfabético
Issue Date: 2008
Citation: Moreira, Maria de Lurdes de Oliveira dos Reis. Suporte Multimédia Lúdico-Didático e a Aquisição da Linguagem Escrita, Aprendizagem Formal e Informal – AFI 2012 – Atas do Encontro , 1, 117-130, 2012.
Abstract: Resumo: Tendo em conta que o contacto com a linguagem escrita e a possibilidade de constatar o seu funcionamento, antes do ensino formal, facilita a sua aprendizagem, procurou-se construir um programa de computador em formato de livro interactivo, com tarefas e jogos que desenvolvam competências facilitadoras da aprendizagem da linguagem escrita, sobre a forma de actividades lúdicas (Jogos Fonológicos, Jogos de Manipulação de Correspondência Grafo-Fonética e Jogos de Recomposição de Palavras). Para testar a sua eficácia, o programa foi aplicado em crianças de 4/5 anos de idade, a frequentar o pré-escolar, verificando-se que as situações de descoberta estimulantes e com significado disponibilizadas, permitiram um treino de competências que levou as crianças a pensar sobre a linguagem escrita e evoluir na compreensão da lógica alfabética do sistema de escrita, até à compreensão do Princípio Alfabético.
URI: http://www.aisti.eu/risti/RISTI%20N2.pdf
http://hdl.handle.net/10174/8141
Type: article
Appears in Collections:PED - Artigos em Livros de Actas/Proceedings

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Suporte Multimédia Lúdico Abstract.pdf7.77 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois