Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/8141
|
Title: | Suporte Multimédia Lúdico-Didático e a Aquisição da Linguagem Escrita |
Authors: | Moreira, Maria de Lurdes de Oliveira dos Reis |
Keywords: | Programa de Treino Multimédia Livro interactivo Consciência Fonológica Conhecimento das letras Princípio Alfabético |
Issue Date: | 2008 |
Citation: | Moreira, Maria de Lurdes de Oliveira dos Reis. Suporte Multimédia Lúdico-Didático e a Aquisição da Linguagem Escrita, Aprendizagem Formal e Informal – AFI 2012 – Atas do Encontro , 1, 117-130, 2012. |
Abstract: | Resumo: Tendo em conta que o contacto com a linguagem escrita e a possibilidade de constatar o seu
funcionamento, antes do ensino formal, facilita a sua aprendizagem, procurou-se construir um programa
de computador em formato de livro interactivo, com tarefas e jogos que desenvolvam competências
facilitadoras da aprendizagem da linguagem escrita, sobre a forma de actividades lúdicas (Jogos
Fonológicos, Jogos de Manipulação de Correspondência Grafo-Fonética e Jogos de Recomposição de
Palavras). Para testar a sua eficácia, o programa foi aplicado em crianças de 4/5 anos de idade, a
frequentar o pré-escolar, verificando-se que as situações de descoberta estimulantes e com significado
disponibilizadas, permitiram um treino de competências que levou as crianças a pensar sobre a linguagem
escrita e evoluir na compreensão da lógica alfabética do sistema de escrita, até à compreensão do Princípio
Alfabético. |
URI: | http://www.aisti.eu/risti/RISTI%20N2.pdf http://hdl.handle.net/10174/8141 |
Type: | article |
Appears in Collections: | PED - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|