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http://hdl.handle.net/10174/8096
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Title: | “O Actor-Bailarino do Tchiloli” |
Authors: | Alves Pereira, Paulo |
Advisors: | Alves Pereira, Paulo |
Keywords: | Actor-Bailarino do Tchiloli sincretismo cultural inculturação discurso dramatúrgico Antropologia Teatral comportamento pré-expressivo comunicação cultural transculturalidade Teatralidade ritualístico-religioso |
Issue Date: | 30-Nov-2012 |
Publisher: | Departamento de Artes Cénicas, Escola de Artes, UE |
Citation: | Alves Pereira, Paulo, (2012): “O Actor-Bailarino do Tchiloli” (LIҪÃO SÍNTESE Agregação em Estudos Teatrais). Évora: Universidade de Évora, Escola de Artes. |
Abstract: | O tema escolhido para a lição síntese (O Actor-Bailarino do Tchiloli de São Tomé), da unidade didáctica “Teatralidade e Lusofonia” pareceu-nos adequado para umas provas deste género, pois permite abordarmos, numa perspectiva antropológica e teatrológica, as especificidades da criatividade cultural num determinado espaço físico e temporal. Reparemos que o Tchiloli reúne, em si, universos culturais de proveniências muito díspares, quer em termos geográficos e contextos históricos distintos, quer dentro do ponto de vista ritualístico-religioso.
O Tchiloli, para além da representação de uma peça de teatro, é de certa forma um ritual dos mortos devidamente camuflado, assumindo-se simultâneamente como um discurso de natureza ‘bachtiana’. Permite-nos abordar questões do forum da teatralidade em manifestações performativas populares com um fundo religioso de natureza sincrética, bem como questões relativas à transversalidade de cultura e, ainda aspectos relacionados com o fenómeno da inversão do discurso como estratégia de resistência, primeiramente anti-colonial e depois contra os abusos de poder numa realidade pós-independência. Tal como em Bachtin , também aqui se pode lêr, nas entre-linhas, uma outra proposta semiótica. A tragédia (assim designada) mistura-se com aspectos de comicidade. O riso é estratégicamente provocado como atitude crítica contra as condições criadas pelo poder do status quo ante. Naturalmente que a corporalidade dos actores/bailarinos (aqui designados por figurantes), assim como a utilização que os mesmos fazem de toda uma série de adereços (aparentemente descontextualizada da história) obriga-nos a compreender esta performance, em particular e, a teatralidade das manifestações culturais, em geral, como um processo de natureza global, para além da extrema capacidade de apropriação e/ou descodificação de vários significados realizados pelos diversos povos. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/8096 |
Type: | doctoralThesis |
Appears in Collections: | CIEP - Formação Avançada - Outra CHAIA - Formação Avançada - Outra ARC - Formação Avançada - Outra
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