Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/8092

Title: Estudo dos perfis atitudinais e emocionais de alunos do ensino básico português: Caracterização em função do nível escolar e do sexo
Other Titles: Study of the attitudinal and emotional profiles from Portuguese elementary school students’: characterization in function of school level and sex
Authors: Rebelo, Nicole
Advisors: Candeias, Adelinda
Keywords: Atitudes
Inteligência Emocional
Perfis
Escola
Língua Portuguesa
Matemática
Issue Date: 2012
Citation: Rebelo, N. (2012). Estudo dos perfis atitudinais e emocionais de alunos do ensino básico português: Caracterização em função do nível escolar e do sexo (dissertação de mestrado não publicada). Universidade de Évora, Évora.
Abstract: As atitudes face à escola e às disciplinas escolares são um fenómeno determinante nos resultados escolares dos alunos, no engagement nas atividades escolares e no desejo de prosseguir estudos. As competências emocionais são determinantes para a capacidade de coping, relacionamento interpessoal e capacidade para ter êxito na vida. Recorrendo a uma amostra de 670 alunos de escolas de ensino básico português, aos quais de aplicaram o Questionário de Atitudes Face à Escola (QAFE, Rebelo et al., 2011; Candeias, 1995, 2005), Questionário de Atitudes Face à Língua Portuguesa (QAFLP, Costa et al., 2011) Questionário de Atitudes Face à Matemática (QAFM, Pomar et al., 2011) e EQi-yv (Candeias et al., 2011; Bar-On & Parker, 2004), caracterizaram-se os perfis atitudinais e emocionais de alunos do ensino básico português. Obtiveram-se perfis diferenciados para cada ciclo e para os sexos, indicando a necessidade de se considerarem estas varáveis em separado quando se tomam decisões escolares.
URI: http://hdl.handle.net/10174/8092
Type: masterThesis
Appears in Collections:CIEP - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Dissertação Nicole _ CD.pdf3.05 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois