Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/8092
|
Title: | Estudo dos perfis atitudinais e emocionais de alunos do ensino básico português: Caracterização em função do nível escolar e do sexo |
Other Titles: | Study of the attitudinal and emotional profiles from Portuguese elementary school students’: characterization in function of school level and sex |
Authors: | Rebelo, Nicole |
Advisors: | Candeias, Adelinda |
Keywords: | Atitudes Inteligência Emocional Perfis Escola Língua Portuguesa Matemática |
Issue Date: | 2012 |
Citation: | Rebelo, N. (2012). Estudo dos perfis atitudinais e emocionais de alunos do ensino básico português: Caracterização em função do nível escolar e do sexo (dissertação de mestrado não publicada). Universidade de Évora, Évora. |
Abstract: | As atitudes face à escola e às disciplinas escolares são um fenómeno determinante nos resultados escolares dos alunos, no engagement nas atividades escolares e no desejo de prosseguir estudos. As competências emocionais são determinantes para a capacidade de coping, relacionamento interpessoal e capacidade para ter êxito na vida. Recorrendo a uma amostra de 670 alunos de escolas de ensino básico português, aos quais de aplicaram o Questionário de Atitudes Face à Escola (QAFE, Rebelo et al., 2011; Candeias, 1995, 2005), Questionário de Atitudes Face à Língua Portuguesa (QAFLP, Costa et al., 2011) Questionário de Atitudes Face à Matemática (QAFM, Pomar et al., 2011) e EQi-yv (Candeias et al., 2011; Bar-On & Parker, 2004), caracterizaram-se os perfis atitudinais e emocionais de alunos do ensino básico português. Obtiveram-se perfis diferenciados para cada ciclo e para os sexos, indicando a necessidade de se considerarem estas varáveis em separado quando se tomam decisões escolares. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/8092 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | CIEP - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|