Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/8068
|
Title: | A Concepção e o Agir de Alunos de 9º Ano na Procura de Ajuda Académica. |
Authors: | Grácio, Luísa Beco, Lizeta |
Editors: | Magalhães, Olga |
Keywords: | Concepções de Ajuda Académica Estratégias de Aprendizagem Estratégias de Procura de Assistência Social Aprendizagem Auto-Regulada |
Issue Date: | 2012 |
Publisher: | PT |
Citation: | Grácio, L. & Beco, L.M. (2012). A Concepção e o Agir de Alunos de 9º Ano na Procura de Ajuda Académica. In O. Magalhães, & A. Folque (org), Práticas de investigação em Educação. Évora: Departamento de Pedagogia e Educação. ISBN: 978-989-95802-2-0 |
Abstract: | A procura de ajuda e apoio académico é uma estratégia de aprendizagem importante pois permite ao aluno regular a aprendizagem e ultrapassar dificuldades.
Nesta investigação visámos identificar concepções e estratégias de procura de ajuda académica de vinte alunos do 9º ano de escolaridade. A recolha de dados obteve-se através de entrevistas semi-directivas e o seu tratamento realizou-se através de análises qualitativas e quantitativas.
Verificou-se que a concepção de ajuda ao aprender é vista como acção pessoal do aluno e acção proveniente de outros. É em situações de avaliação e de compreensão de conteúdos que o aluno considera necessitar mais de ajuda. A figura do Professor surge como a principal fonte de ajuda quando o aluno precisa de ajuda de âmbito escolar lato. No entanto, perante dificuldades académicas, os alunos tentam resolvê-las maioritariamente sozinhos, ou com a família e só no caso de não a conseguirem solucionar procuram a ajuda do professor. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/8068 |
Type: | bookPart |
Appears in Collections: | CIEP - Publicações - Capítulos de Livros
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|