Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/8011
|
Title: | Do Pré-Escolar ao 1º Ciclo do Ensino Básico: Experiências e Vivências da Transição |
Authors: | Silva, João Melo, Madalena |
Keywords: | transições escolares desenvolvimento infantil pré-escolar ensino básico |
Issue Date: | 2012 |
Publisher: | INFAD |
Citation: | Silva, J., & Melo, M. (2012). Do Pré-Escolar ao 1º Ciclo do Ensino Básico: Experiências e Vivências da Transição. International Journal of Developmental and Educational Psychology, XXIV, Nº 1, Vol. 1, pp. 93-102. |
Abstract: | A entrada no 1º ciclo de escolaridade assume-se como um marco significativo na vida e no desenvolvimento de todas as crianças. A forma como este processo, gerador de sentimentos ambivalentes, será experienciado e sentido terá consideráveis impactos sobre transições futuras. Este estudo visa compreender expectativas, vivências e experiências da transição entre o pré-escolar e o 1º ciclo. Realizaram-se entrevistas semiestruturadas a 12 crianças do pré-escolar e 25 do 1º ano do ensino básico. Foram, posteriormente, construídas as grelhas de análise de conteúdo para analisar os dados, com o auxílio do software QSR NVivo 7. Os sentimentos perante a transição, recolhidos a partir de cartões representativos dos mesmos, foram quantificados. Os resultados evidenciam que os primeiros impactos sentidos com a transição se prenderam com as perdas/ganhos de amizades, a mudança do espaço físico e o importante papel dos pais/encarregados de educação nos primeiros dias de escola. Ambos os grupos de crianças evidenciaram o misto de sentimentos característico do processo em estudo. A entrada na escola pode ser vista como um grande desafio e uma oportunidade de desenvolvimento, devendo-se recorrer, sempre que necessário, a intervenções psicoeducativas adequadas. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/8011 |
Type: | article |
Appears in Collections: | CIDEHUS - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica PSI - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|