Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/8008
|
Title: | A metodologia artístico-pedagógica MUS-E como veículo para o envolvimento das/dos estudantes em escolas de contextos sócio-culturalmente diversos |
Authors: | Pereira, Tiago Melo, Madalena |
Editors: | Pereira, Tiago Albuquerque, D'Arcy |
Keywords: | Actividades artístico-pedagógicas MUS-E Envolvimento dos/as estudantes Comportamento e participação dos/as estudantes Sucesso Escolar Bem-estar |
Issue Date: | 2012 |
Publisher: | Edições Aloendro |
Citation: | Pereira, T. & Melo, M. (2012). A metodologia artístico-pedagógica MUS-E como veículo para o envolvimento das/dos estudantes em escolas de contextos sócio-culturalmente diversos. . In T. Pereira & D. Albuquerque (eds), Do MUS-E ao MUSEpe: 14 anos de intervenção na EB1 e Comunidade da Cruz da Picada de Évora (pp. 112-120). Évora: Edições Aloendro (ISBN 978-989-8408-05-1) |
Abstract: | Com a presente comunicação pretende-se apresentar / discutir a metodologia artístico-pedagógica MUS-E enquanto vetor estruturante da intervenção do projeto MUSEpe (Associação Menuhin Portugal | Programa Escolhas) na EB1 da Cruz da Picada e junto da comunidade educativa dos bairros da Cruz da Picada e Malagueira (Évora), refletindo em torno do seu impacto na promoção do envolvimento das/dos estudantes na Escola e, consequentemente, do seu sucesso, comportamento, participação e bem-estar.
Partindo-se da caracterização e conceptualização do envolvimento das/dos estudantes na Escola utilizada pela “International School Psychologist Association” [ISPA] nos estudos internacionais em torno do conceito (Lam & Jimerson, 2008; Pereira, 2011; Pereira & Melo, 2011) e da descrição e contextualização dos princípios norteadores da intervenção artístico-pedagógica MUS-E, procurar-se-á, com a apresentação e discussão de dados relativos ao sucesso, comportamento, participação e envolvimento escolar das/ dos estudantes da EB1 da Cruz da Picada [2006-2007 a 2010-2011], demonstrar os impactos da adopção desta metodologia neste contexto.
Finalmente pretende-se sublinhar os potenciais benefícios da introdução destas práticas em Escolas situadas em contextos marcados pela sua vulnerabilidade e/ou diversidade sociocultural. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/8008 |
ISBN: | 978-989-8408-05-1 |
Type: | bookPart |
Appears in Collections: | CIDEHUS - Publicações - Capítulos de Livros PSI - Publicações - Capítulos de Livros
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|