Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/8008

Title: A metodologia artístico-pedagógica MUS-E como veículo para o envolvimento das/dos estudantes em escolas de contextos sócio-culturalmente diversos
Authors: Pereira, Tiago
Melo, Madalena
Editors: Pereira, Tiago
Albuquerque, D'Arcy
Keywords: Actividades artístico-pedagógicas MUS-E
Envolvimento dos/as estudantes
Comportamento e participação dos/as estudantes
Sucesso Escolar
Bem-estar
Issue Date: 2012
Publisher: Edições Aloendro
Citation: Pereira, T. & Melo, M. (2012). A metodologia artístico-pedagógica MUS-E como veículo para o envolvimento das/dos estudantes em escolas de contextos sócio-culturalmente diversos. . In T. Pereira & D. Albuquerque (eds), Do MUS-E ao MUSEpe: 14 anos de intervenção na EB1 e Comunidade da Cruz da Picada de Évora (pp. 112-120). Évora: Edições Aloendro (ISBN 978-989-8408-05-1)
Abstract: Com a presente comunicação pretende-se apresentar / discutir a metodologia artístico-pedagógica MUS-E enquanto vetor estruturante da intervenção do projeto MUSEpe (Associação Menuhin Portugal | Programa Escolhas) na EB1 da Cruz da Picada e junto da comunidade educativa dos bairros da Cruz da Picada e Malagueira (Évora), refletindo em torno do seu impacto na promoção do envolvimento das/dos estudantes na Escola e, consequentemente, do seu sucesso, comportamento, participação e bem-estar. Partindo-se da caracterização e conceptualização do envolvimento das/dos estudantes na Escola utilizada pela “International School Psychologist Association” [ISPA] nos estudos internacionais em torno do conceito (Lam & Jimerson, 2008; Pereira, 2011; Pereira & Melo, 2011) e da descrição e contextualização dos princípios norteadores da intervenção artístico-pedagógica MUS-E, procurar-se-á, com a apresentação e discussão de dados relativos ao sucesso, comportamento, participação e envolvimento escolar das/ dos estudantes da EB1 da Cruz da Picada [2006-2007 a 2010-2011], demonstrar os impactos da adopção desta metodologia neste contexto. Finalmente pretende-se sublinhar os potenciais benefícios da introdução destas práticas em Escolas situadas em contextos marcados pela sua vulnerabilidade e/ou diversidade sociocultural.
URI: http://hdl.handle.net/10174/8008
ISBN: 978-989-8408-05-1
Type: bookPart
Appears in Collections:CIDEHUS - Publicações - Capítulos de Livros
PSI - Publicações - Capítulos de Livros

Files in This Item:

File Description SizeFormat
A metodologia artístico-pedagógica mus-e como veículo para o envolvimento de estudantes (resumo).pdf244.68 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois