Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/7969

Title: Estudo dos perfis atitudinais e emocionais em alunos do ensino básico português: Caracterização em função do nível escolar e do sexo
Authors: Rebelo, Nicole
Cadeias, Adelinda
Roazzi, António
Keywords: Atitudes
Inteligência Emocional
Perfis
Escola
Língua Portuguesa
Matemática
Issue Date: Nov-2012
Publisher: Centro de Investigação em Educação e Psicologia
Citation: Rebelo, N., Candeias, A., & Roazzi, A. (2012). Estudo dos perfis atitudinais e emocionais em alunos do ensino básico português: Caracterização em função do nível escolar e do sexo. In A. Neto, A. Candeias & C. Pomar (Coords.), Livro de Resumos I Seminário RED. Évora: CIEP. (ISBN:978-989-8339-14-0).
Abstract: As atitudes face à escola e às disciplinas escolares são um fenómeno determinante nos resultados escolares dos alunos, no seu engagement nas atividades escolares e na vontade de prosseguir estudos. As competências emocionais são determinantes para a capacidade de coping, relacionamento interpessoal e capacidade para ter êxito na vida. Recorrendo a uma amostra de 670 alunos de escolas de ensino básico português, aos quais de aplicaram o Questionário de Atitudes Face à Escola (QAFE, Rebelo et al., 2011; Candeias, 1995, 2005), Questionário de Atitudes Face à Língua Portuguesa (QAFLP, Costa et al., 2011) Questionário de Atitudes Face à Matemática (QAFM, Pomar et al., 2011) e EQi-yv (Candeias et al., 2011; Bar-On & Parker, 2004), caracterizaram-se os perfis atitudinais e emocionais de alunos do ensino básico português. Os resultados encontrados revelam que é possível distinguir perfis para cada um dos ciclos – o 1ºCEB distingue entre competências emocionais e atitudes, o 2º e 3º CEB distinguem entre competências emocionais, atitudes face à escola e atitudes face a cada uma das disciplinas. À medida que se progride na escolaridade, também os perfis característicos de rapazes e raparigas se tornam mais específicos para a matemática e a língua portuguesa, respetivamente. Os perfis diferenciados obtidos para cada ciclo e para os sexos, indica a necessidade de se considerarem estas varáveis em separado quando se tomam decisões escolares.
URI: http://www.projectored.uevora.pt/documentos/Apresentacao_Perfis_Atitudinais_e_Emocionais_Nicole_Rebelo.pdf
http://hdl.handle.net/10174/7969
Type: lecture
Appears in Collections:PSI - Comunicações - Em Congressos Científicos Nacionais

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Estudo dos perfis atitudinais_Rebelo_Roazzi_Candeias.pdf153.74 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois