Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/7959

Title: Reorganizacao da oferta formativa da Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora
Authors: Quaresma, Paulo
Issue Date: 2012
Publisher: FORGES
Citation: Paulo Quaresma, Reorganização da Oferta Formativa da Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora, Proceedings of the "2ª Conferência do Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa, Macau, November 2012.
Abstract: Este artigo descreve o processo de reorganização da oferta formativa de 1o e 2o ciclo da Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora (ECTUÉ), efectuado de 2010 a 2012. Este processo teve a participação das várias estruturas da Escola e foi dividido em várias fases: 1) definição de diretrizes para a reestruturação: otimização dos recursos existentes, partilha de unidades curriculares, limite ao número de ramos e de unidades optativas; 2) criação de grupos de trabalho, agrupando cursos “semelhantes”, visando a criação de regras específicas para o processo de reestruturação; 3) elaboração do portefólio dos vários departamentos, de acordo com as regras definidas; 4) análise dos portefólios pelo Conselho Científico, recorrendo aos coordenadores de áreas disciplinares; 5) proposta de reestruturação dos cursos pelas respetivas Comissões de Curso; 6) análise das propostas de reestruturação pelos Conselhos Científicos e Pedagógico e pela direção da Escola; 7) submissão das propostas à DGES e, quando necessário, à A3ES. A reorganização efetuada permitiu efetuar uma maior partilha de unidades curriculares entre os vários cursos da Escola, diminuindo a múltipla oferta de unidades curriculares semelhantes a cursos distintos. A título de exemplo, refira-se que foram definidas bases comuns para todos os cursos de 1o ciclo de Engenharia e de Ciências, a nível das áreas científicas de Matemática e Física. Efetuou- se, ainda, a harmonização de ECTS e do número de unidades curriculares de cada curso. A nível global da Escola de Ciências e Tecnologia conseguiu-se obter uma redução de cerca de 45% no número de unidades curriculares oferecidas pelos vários departamentos, permitindo, desta forma, libertar recursos humanos para outras atividades fundamentais à vida da Escola (investigação, novas ofertas formativas, atividades de extensão). A reestruturação dos cursos irá entrar em vigor em duas fases distintas, estando prevista a sua adoção plena no ano letivo de 2013/2014.
URI: http://hdl.handle.net/10174/7959
Type: article
Appears in Collections:INF - Artigos em Livros de Actas/Proceedings

Files in This Item:

File Description SizeFormat
forges2012.pdf63.86 kBAdobe PDFView/OpenRestrict Access. You can Request a copy!
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois