|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/7913
|
Title: | Os Colégios da Universidade de Évora: recriação, evocação e capricho |
Authors: | Rodrigues, Paulo Simões Conde, Antónia Fialho Soares, João |
Editors: | Pereira, Sara Marques Vaz, Francisco Lourenço |
Keywords: | Arquitectura Moderna História Universidade Maneirismo Arquitectura Chã Restauro Ensino |
Issue Date: | Nov-2012 |
Publisher: | Chiado Editora |
Citation: | Rodrigues, Paulo Simões, Conde, Antónia Fialho, Soares, João - Os Colégios da Universidade de Évora: recriação, evocação e capricho, in Pereira, Sara Marques, Vaz, Francisco Lourenço, "Universidade de Évora (1554-2005). 450 Anos de Modernidade Educativa". Évora: Chiado Editora, 2012, p. 447-472. |
Abstract: | O propósito da comunicação por nós apresentada no colóquio internacional Universidade de Évora, 450 Anos (1559-2009). Um Passado com Futuro foi a divulgação pública da fase muito inicial de um projecto que se pretende que venha a ser desenvolvido em parceria por investigadores do Centro de História da Arte e Investigação Artística (CHAIA) e o Centro Interdisciplinar de História, Sociedade e Cultura (CIDHEUS). O objectivo desse projecto é recriar graficamente a evolução do complexo arquitectónico que constituiu a Universidade de Évora, desde a construção do primeiro colégio, ainda como seminário, por vontade do Cardeal D. Henrique, em 1551 até às campanhas de obras realizadas no século XVIII, que lhe conferiram, genericamente, o aspecto que actualmente apresenta. Está ainda em estado de reflexão a possibilidade de acrescentar uma outra fase de trabalho ao projecto. Uma fase relativa ao período pós extinção das ordens religiosas (1834), que abarcará a adaptação do Colégio do Espírito Santo a Casa Pia, aos serviços administrativos municipais e a liceu – que implicou a construção do ginásio e o restauro da Sala dos Actos, com projecto do arquitecto António do Couto, por iniciativa do reitor António Gromicho, em 1931.
Assim, o que aqui passaremos a descrever não é ainda a concretização desse projecto, mas uma demonstração da metodologia de trabalho que irá ser seguida, e dos problemas e condicionantes que se colocam à sua aplicação e dela decorrem. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/7913 |
Type: | bookPart |
Appears in Collections: | CHAIA - Publicações - Capítulos de Livros HIS - Publicações - Capítulos de Livros
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|