Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/7869
|
Title: | Guião de Educação Género e Cidadania. 2º ciclo do ensino básico |
Authors: | Pomar, Clarinda Balça, Ângela Fialho Conde, Antónia Magalhães, Olga Martos Garcia, Aitana Martos Garcia, Alberto Nogueira, Conceição Vieira, Cristina Saavedra, Luísa Silva, Paula Tavares, Teresa-Cláudia |
Editors: | Pomar, Clarinda |
Keywords: | Género Cidadania Igualdade de Género Educação Ensino Básico |
Issue Date: | 2012 |
Publisher: | Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género |
Citation: | Pomar, C. (Coord.)et al.(2012). Guião de Educação, Género e Cidadania. 2º Ciclo do Ensino Básico. Lisboa: Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género |
Abstract: | Esta publicação visa não só enriquecer os recursos pedagógicos disponíveis para as e os docentes do 2º ciclo do ensino básico, mas sobretudo motivar para o desenvolvimento de práticas sensíveis ao género que favoreçam a eliminação gradual dos estereótipos de género e promovam a construção de uma cidadania plena, na escola e na sociedade. A sua estrutura basilar compreende uma parte com
um enquadramento teórico e uma parte com
propostas de atividades práticas. A componente teórica inclui um capítulo sobre “Género e Cidadania”, um
capítulo sobre “Género e Currículo” e um
capítulo sobre a “Transversalidade do Género
na Intervenção Educativa”. As propostas de
intervenção educativa foram organizadas em
redor de três temáticas: “Género e as práticas lúdicas dos tempos livres”, “Género, história e património” e “Género e as personagens na literatura”. Estas temáticas foram selecionadas tendo em conta algumas das dimensões da vida das crianças e jovens desta faixa etária onde se revele pertinente a problematização da igualdade de género. |
URI: | http://www.cig.gov.pt/guiaoeducacao/2ciclo/guiao_educa_2ciclo.pdf http://hdl.handle.net/10174/7869 |
ISBN: | 978-972-597-336-3 |
Type: | book |
Appears in Collections: | CIEP - Publicações - Livros
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|