|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/7851
|
Title: | Imagens globais, cultura visual e educação artística: impacto, poder e mudança |
Authors: | Charreu, Leonardo |
Editors: | Martins, Raimundo Tourinho, Irene |
Keywords: | Cultura Visual Educação Artística Pedagogia Crítica Arte |
Issue Date: | 2-May-2012 |
Publisher: | Editora da Universidade Federal de Santa Maria |
Citation: | Charreu, L. (2012). Imagens Globais, cultura visual e educação artística: impacto, poder mudança In Raimundo Martins e Irene Tourinho (Orgs) Culturas das Imagens, desafios para a Arte e para a educação (pp39-54) Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria. |
Abstract: | O capítulo abordagem alguns temas controversos que escapam ao microcosmos tranquilo da escola tradicional. Para poderem pertencer àquilo que se convencionou chamar de pedagogía crítica, é preciso que ousem enfrentar o macrocosmos incerto do mundo que gira para além dos muros da escola. Porque a escola tem muros e os muros
ora protegem quem está dentro, ora isolam. Corresponde metaforicamente a uma proteção ou a um isolamento que é mais mental do que físico. Daí que os conteúdos tradicionais dos currículos escolares, que muitos ainda consideram úteis para resgatar uma difusa identidade coletiva, supostamente existente em cada povo, parecem já não oferecer qualquer atrativo intelectual aos jovens que se veem, de forma crescente, como atores e, simultaneamente, “testemunhas” globais de um tempo complexo que procuram compreender e cujos sinais lhes chegam sob a forma de uma miríade de imagens veiculadas pelos aparatos midiáticos que os circundam e que eles próprios parecem
manejar como ninguém. São as imagens estáticas ou animadas de natureza estético-artística, publicitária, político-propagandística ou meramente informativa, aquelas com que se confrontam diariamente. Mas o acesso e manejamento apurado dos aparatos (ipods, laptops, celulares etc.) pode não ser suficiente para resgatar a sua cidadania se lhes faltarem pautas para a compreensão da potente cultura visual que “processam” enquanto espectadores. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/7851 |
Type: | bookPart |
Appears in Collections: | CIEP - Publicações - Capítulos de Livros
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|