Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/7787
|
Title: | Da viagem do olhar à viagem das formas. Percursos da identidade artística portuguesa no século XIX. |
Authors: | Rodrigues, Paulo Simões |
Editors: | Rodrigues, Ana Duarte Margarida Acciaiuoli |
Keywords: | Historiografia Viagem Arte |
Issue Date: | 17-Oct-2012 |
Publisher: | Instituto de História da Arte da FCSH da Universidade Nova de Lisboa. Estudos de Arte Contemporânea |
Citation: | Rodrigues, Paulo Simões - Da Viagem do Olhar à Viagem das Formas. Percursos da Identidade Artística Portuguesa no Século XIX in Acciaiuoli, Margarida, Rodrigues, Ana Duarte, "Arte & Viagem". Lisboa: Instituto de História da Arte. Estudos de Arte Contemporânea, 2012, p. 447-472 |
Abstract: | A década de 1840 foi matricial para a historiografia da arte portuguesa. Correspondeu ao período de formalização teórica de uma identidade artística pelo estabelecimento e designação dos estilos históricos nacionais do manuelino e do moçarabe. Em relação ao primeiro desses estilos, o manuelino, a denominação é devida a um engenheiro e diplomata brasileiro de ascendência alemã e portuguesa, de seu nome Francisco Adolfo Varnhagen, que propôs a sua adopção num artigo acerca do Mosteiro de Santa Maria de Belém ou dos Jerónimos, “Portugal V. Mosteiro de Belém”, publicado no periódico O Panorama entre os dias 19 de Fevereiro e 30 de Abril de 1842 . Pela mesma altura, possivelmente entre 1842 e 1843, o engenheiro Luís Mousinho de Albuquerque, que estava a dirigir o restauro do mosteiro gótico de Santa Maria da Vitória ou da Batalha, também alvitra que o mesmo Mosteiro dos Jerónimos e outras edificações estilisticamente análogas fossem classificadas de emanuelinas. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/7787 |
Type: | bookPart |
Appears in Collections: | HIS - Publicações - Capítulos de Livros CHAIA - Publicações - Capítulos de Livros
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|