Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/7622

Title: As Representações Sociais da Medicalização nos Estudantes de Enfermagem
Authors: Mendes, Felismina
Marques, Maria do Céu
Keywords: Representações Sociais; medicalização; problemas médicos; problemas sociais
Medicalização
Problemas médicos
Problemas sociais
Issue Date: Jun-2012
Citation: Mendes, F. & Marques, M.C. “As Representações Sociais da Medicalização nos Estudantes de Enfermagem”. Comunicação integrante do Simpósio As Representações Sociais da Medicação (Terapêutica) e Medicalização, apresentada na 11ª Conferência Internacional de Representações Sociais (CIRS). Évora 25 a 29 de junho de 2012.
Abstract: A medicalização descreve o processo pelo qual os problemas sociais vão sendo progressivamente definidos, tratados, transformados e reclassificados como problemas médicos ― nomeadamente, em termos de doenças ou desordens/distúrbios (Conrad, 2007). Quotidianamente, incorporamos a terminologia médica no modo como experimentamos a vida e como traduzimos os nossos próprios sentimentos, motivações e desejos. Trata-se da produção de realidades que, por meio de práticas e discursos, engendram novas maneiras de os indivíduos entenderem, controlarem e experimentarem os seus corpos e sentimentos (Dantas, 2009). Ao estudar a medicalização do quotidiano, a preocupação reside em analisar os processos pelos quais a medicalização se acentua, alastra e penetra em todas as áreas da vida dos indivíduos. Objetivo: Identificar as RS da medicalização de um grupo de estudantes de enfermagem.
Descrição dos Procedimentos: estudo exploratório, realizado a 75 estudantes de enfermagem. A recolha dos dados foi feita no espaço temporal de um mês, utilizando questionário, com questões sócio-demográficas e um estímulo indutor. Foi utilizada a técnica da associação livre de palavras. Os dados forneceram a estrutura das representações sociais e a força da relação entre elementos. Resultados: Os participantes no estudo eram predominantemente do sexo feminino, com idade média de 28 anos e um desvio padrão de 9,8 anos. Foram evocadas pelos estudantes 223 palavras, sendo 26 diferentes. As representações sociais de medicalização para os estudantes de enfermagem têm a seguinte estrutura: no núcleo central, onde se podem encontrar os elementos mais consensuais. Assim encontramos: dependência, doença, dor, indefinição, medicamentos, saúde e sociedade. Na segunda periferia encontramos os seguintes elementos: ansiedade, bula, farmácia, generalização, isolamento, médico, medo, preconceito e sofrimento. Conclusão: Os resultados revelam que as estruturas das representações sociais de medicalização encontram-se ancoradas em termos médicos, generalizados socialmente e integrados nos esquemas de pensamento dos alunos. Nelas estão presentes os tradicionais protagonistas da medicalização: a medicina, a indústria farmacêutica e os próprios indivíduos.
URI: http://hdl.handle.net/10174/7622
Type: lecture
Appears in Collections:ENF - Comunicações - Em Congressos Científicos Internacionais

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Resumo – RS da Medicalização.docx125.19 kBMicrosoft Word XMLView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois