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http://hdl.handle.net/10174/7596
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Title: | Noções Básicas da Criança do 1º e 2º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico sobre a 1ª fase do Suporte Básico de Vida |
Authors: | Antas, Carla Mendes, Felismina |
Keywords: | Educação para a saúde, suporte básico de vida, criança, idade escolar. suporte básico de vida criança idade escolar |
Issue Date: | Jun-2012 |
Citation: | Antas, C. C. S. & Mendes, F. “Noções Básicas da Criança do 1º e 2º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico sobre a 1ª fase do Suporte Básico de Vida”. Comunicação Oral apresentada na 11ª Conferência Internacional de Representações Sociais (CIRS). Évora 25 a 29 de junho de 2012. III Colóquio Luso-Brasileiro sobre Saúde, Educação e Representações Sociais e V Fórum Internacional de Saúde, Envelhecimento e Representações Sociais. Évora 25 a 29 de junho de 2012. |
Abstract: | Tema e referencial teórico: O Suporte Básico de Vida é um processo de importância relevante perante a ocorrência de acidentes, prevenindo sequelas e aumentando a taxa de sobrevivência significativamente. É exequível que a formação, neste âmbito, tenha início o mais precocemente possível porque a criança em idade escolar domina conceitos que podem integrá-lo adequadamente.
Objectivos e hipóteses: Estudo exploratório, de natureza quantitativa e qualitativa, com o objetivo de perceber se as crianças do 1o e 2o ano do 1o ciclo do ensino básico conhecem os procedimentos básicos capazes de integrar o 1o elo da cadeia de sobrevivência, nomeadamente a morada, o número de emergência médica, o reconhecimento de uma pessoa inanimada.
Descrição dos procedimentos: Os instrumentos de recolha de dados utilizados foram o inquérito por questionário e a entrevista semi-dirigida. A população foi constituída por todos os alunos (idades entre os 6 e os 8 anos) que frequentavam o 1o e 2o ano de escolaridade do 1ociclo do Ensino Básico de uma Escola Pública e outra Privada de Ensino Básico e pelos Professores das referidas escolas.
Resultados e principais conclusões da pesquisa: Conclui-se que a maior parte das crianças têm competências capazes de integrar o 1º elo da cadeia de sobrevivência, mas que essas competências não são trabalhadas. As crianças sabem utilizar o telefone mas não identificam o número europeu de emergência. Relativamente aos professores, verificou-se que se mostram interessados e receptivos a um projecto de educação para a saúde sobre esta temática. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/7596 |
Type: | lecture |
Appears in Collections: | ENF - Comunicações - Em Congressos Científicos Internacionais
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