Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/7552
|
Title: | Da qualidade do ensino ao sucesso académico: um estudo longitudinal sobre a perspetiva dos estudantes dos ensinoS secundário e superior. Procura de práticas eficazes para um rendimento académico de sucesso |
Authors: | Bonito, Jorge Trindade, Vítor Candeias, Adelinda Saragoça, José Pires, Heldemerina Rebelo, Hugo Fialho, Isabel Oliveira, Maria Manuela Saraiva, Maria Margarida Cid, Marília |
Keywords: | QUALIDADE DO ENSINO SUCESSO ACADÉMICO RENDIMENTO ACADÉMICO |
Issue Date: | 11-May-2012 |
Abstract: | Este projeto pretendeu contribuir para o encontro dialético entre as representações dos estudantes sobre a qualidade de ensino e o seu rendimento académico. Os estudos realizados têm revelado que este encontro é fortemente influenciado por variáveis de contexto, as quais são especialmente relevantes para os sujeitos da aprendizagem. Procurámos verificar como as representações dos estudantes sobre a qualidade de ensino evoluíam na transição de ciclo de estudos, em concreto, na passagem dos ensino básico para o secundário e deste para o superior. Consideraram-se as seguintes variáveis: motivação intrínseca e extrínseca; crenças de autoeficácia; tempo de estudo; representação da qualidade de ensino; tempo de ensino; apoio familiar; rendimento académico anterior e atual; relação professor-aluno; ambiente de aprendizagem; organização das matérias, dos espaços e dos tempos; ação do responsável da turma/curso. Este estudo procurou: (a) a identificação e medição das variáveis consideradas, em simultâneo, na transição de estudantes do 9.º para o 10.º anos, do 12.º para o 1.º ano do ensino superior, e deste para o 2.º ano; b) que os estudantes que participavam neste estudo fossem acompanhados ao longo do projeto pela equipa de investigação, com o fito de se perceber a evolução das variáveis em estudo articuladas com o seu rendimento académico; c) no terceiro ano da realização do projeto, continuar a medir as variáveis apresentadas pelos alunos participantes. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/7552 |
Type: | lecture |
Appears in Collections: | PED - Comunicações - Em Congressos Científicos Nacionais
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|