Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/7538
|
Title: | O consumo e a abstinência de bebidas alcoólicas entre os alunos do 12.º ano de escolaridade do concelho de Estremoz |
Authors: | Boné, Maria Bonito, Jorge |
Keywords: | álcool jovens consumo abstinência |
Issue Date: | 13-Oct-2012 |
Abstract: | Este estudo procura compreender o consumo e a abstinência da ingestão de bebidas alcoólicas entre os alunos do 12.º ano de escolaridade do concelho de Estremoz. A investigação desenvolvida é de caráter qualitativo, fazendo uso de entrevistas compreensivas (modelo de J.-C. Kaufmann). A amostra foi constituída por cinco alunos não consumidores e cinco consumidores. A recolha da informação decorreu entre Maio e Julho de 2011. Os resultados apontam para um primeiro contacto com bebidas alcoólicas em ambientes festivos e noturnos, movido pela curiosidade e por influência quer ativa quer tácita dos pares. As verbas em dinheiro disponibilizadas pelos pais e o facilitismo na aquisição de bebidas alcoólicas parecem edificar-se como ascendências motivadores da continuidade do consumo. O comportamento alcoólico revela-se comum e inerente a ambientes de festa. Uma alteração de comportamento no grupo de pertença parece apontar para a modificação do comportamento individual relativamente à ingestão de bebidas alcoólicas. A perceção dos riscos resulta, apenas, do consumo excessivo. O grupo de pares influencia a ingestão e a abstinência do consumo de bebidas alcoólicas. As ressacas não contribuem para o desencorajamento da ingestão. Os não consumidores já tomaram bebidas alcoólicas, quer o sabor de algumas, quer os efeitos que provocam, não são estimulantes do consumo, sendo desnecessária a sua ingestão para a valorização da convivência interpares. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/7538 |
Type: | lecture |
Appears in Collections: | PED - Comunicações - Em Congressos Científicos Internacionais
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|