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http://hdl.handle.net/10174/7533
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Title: | Funções e competências do novo docente: breve apontamento |
Authors: | Bonito, Jorge Raposo, Nicolau Trindade, Vítor |
Keywords: | Docente Competências Conhecimento profissional |
Issue Date: | 2009 |
Publisher: | Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora |
Abstract: | Tem-se vindo a questionar a função tradicional do professor, e apresentado um conjunto de reflexões e de propostas à mudança do papel que o docente deve ter. As novas identidades, fundamentadas basicamente na reflexão e na análise pedagógica, são consequência da evolução dos sistemas educativos e colocam um desafio às próprias instituições responsáveis pela formação de professores. Vários estudos conduzidos por William Sanders e colaboradores (Sanders e Horn, 1994; Wright, Horn e Sanders, 1997), citados por Marzano (2004), ilustram, de um modo bastante dramático, o profundo impacto que um único professor pode ter nos níveis de realização escolar dos alunos. «Os professores constituem, mais do que ninguém, a chave da mudança educativa». Melhor do que definir actualmente o professor, é caracterizá-lo com base em algumas qualidades gerais que os bons professores devem ter, e em outras características a que a especialização conduziu de acordo com os níveis educativo. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/7533 |
ISSN: | 1646-2831 |
Type: | article |
Appears in Collections: | PED - Publicações - Artigos em Revistas Nacionais Com Arbitragem Científica
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