Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/7530
|
Title: | O tempo geológico na formação de professores de geociências |
Authors: | Morgado, Margarida Rebelo, Dorinda Monteiro, Graça Bonito, Jorge Medina, Jorge Martins, Luisa Marques, Luis |
Editors: | Sarmiento, A. M. Cantano, M. Almodôvar, G. R. |
Keywords: | tempo geológico ensino básico e secundário formação de professores |
Issue Date: | 2012 |
Publisher: | Universidad de Huelva |
Abstract: | O conceito de tempo geológico é complexo e, portanto, a sua abordagem requer uma particular atenção, quer no âmbito do ensino e da aprendizagem das Geociências, quer ao nível da formação de professores.
A realização do curso de formação “O Tempo Geológico – Das Conceções de Alunos à Apresentação de Materiais Didáticos Inovadores para o Ensino da Geologia” pretendeu dar a conhecer a professores de Geociências dos ensinos básico e secundário os indicadores obtidos, no projeto de investigação sobre o tempo geológico que decorreu no Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores da Universidade de Aveiro (Portugal), relativos ao diagnóstico de conceções de alunos do ensino básico (12-13 anos) e à construção, implementação e avaliação de materiais didáticos inovadores para a abordagem da temática do tempo geológico. Deste modo, pretendeu-se contribuir para a melhoria da formação dos professores na conceptualização, organização e acompanhamento do processo de ensino e de aprendizagem da referida temática. Pretendeu-se, também, contribuir para aproximar a investigação educacional das práticas letivas dos professores, com reflexos na aprendizagem dos alunos e no suscitar da reflexão acerca da natureza do conhecimento científico e os processos envolvidos na sua construção. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/7530 |
ISBN: | 978-84-15633-09-9 |
Type: | article |
Appears in Collections: | PED - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|