|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/7201
|
Title: | Formação em Enfermagem baseada em competências |
Authors: | Fonseca, Ana Fernandes, Manuel Agostinho Matos Durão, João |
Editors: | Jesuíno, Jorge Correia Lopes, M. J. Mendes, Felismina |
Keywords: | Formação baseada em cmpetências Enfermagem Ensino Superior |
Issue Date: | Jun-2012 |
Citation: | Fernandes, Manuel Agostinho; Durão, João Barradas; Fonseca, Ana (2012) Formação em enfermagem baseada em competências. In Jesuíno, Jorge Correia; Lopes, Manuel José; Mendes, Felismina; Oliveira, Antónia Silva (coord.). 11ª Conferência Internacional de Representações Sociais - III Colóquio Luso-Brasileiro sobre Saúde, Educação e Representações Sociais e V Fórum Internacional de Saúde, Envelhecimento e Representações Sociais. Évora, Universidade de Évora, Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias da Saúde. Livro de Resumos. ISBN: 978-989-20-3167-5 |
Abstract: | TITULO: Formação em enfermagem baseada em competências TEMA: Estratégias de ensino-aprendizagem
INTRODUÇÃO: A formação baseada em competências revela ser um desafio para uma educação em enfermagem mais eficaz. Neste artigo analisam-se a diversidade de estratégias utilizadas neste processo ensino aprendizagem em função das diversas etapas do mesmo e que são estruturantes: a construção curricular as metodologias de ensino e as estratégias de avaliação.
OBJETIVOS: Caracterizar produção científica sobre modelos e estratégias educacionais para educação em enfermagem baseada em competências; Identificar resultados da implementação de modelo/estratégias educacionais; Discutir aspetos convergentes e divergentes sobre uso dos modelos/estratégias educacionais.
METODOLOGIA: Realizou-se uma pesquisa do tipo exploratório tendo por base uma revisão de literatura em bases de dados eletrónicas. A pesquisa foi realizada em novembro de 2010, nas bases da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) utilizando os seguintes descritores: Educação baseada em competências, Educação em enfermagem e Ensino Superior, sendo selecionado um. Na EBSCO, utilizando os mesmos descritores em língua inglesa (Competency-Based Education; Education, Nursing; Education, Higher), igual período de tempo, encontaram-se 36 artigos e foram seleccionados 9. Os critérios de inclusão foram: artigos de pesquisas publicados no período 2005 a 2010, estar disponível on-line como texto completo, estar nos idiomas português, inglês ou espanhol e focalizar objeto de estudo. Excluíram-se artigos de opinião, editoriais e teses.
RESULTADOS: As experiências relatadas enfatizam os métodos de ensino, o desenho curricular e a avaliação e demonstraram a sua utilidade e benefícios para o processo de ensino e de aprendizagem. A utilização de modelos predefinidos como é o caso dos modelos COPA e QSEN, têm vantagens claras como recomendação para futuras experiências. Os resultados apontam modelos educacionais de carácter interativo que promovam as capacidades de análise e de reflexão, e sejam promotoras da tomada de decisão. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/7201 |
ISBN: | ISBN: 978-989-20-3167-5 |
Type: | article |
Appears in Collections: | PED - Artigos em Livros de Actas/Proceedings ENF - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|