Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/7201

Title: Formação em Enfermagem baseada em competências
Authors: Fonseca, Ana
Fernandes, Manuel Agostinho Matos
Durão, João
Editors: Jesuíno, Jorge Correia
Lopes, M. J.
Mendes, Felismina
Keywords: Formação baseada em cmpetências
Enfermagem
Ensino Superior
Issue Date: Jun-2012
Citation: Fernandes, Manuel Agostinho; Durão, João Barradas; Fonseca, Ana (2012) Formação em enfermagem baseada em competências. In Jesuíno, Jorge Correia; Lopes, Manuel José; Mendes, Felismina; Oliveira, Antónia Silva (coord.). 11ª Conferência Internacional de Representações Sociais - III Colóquio Luso-Brasileiro sobre Saúde, Educação e Representações Sociais e V Fórum Internacional de Saúde, Envelhecimento e Representações Sociais. Évora, Universidade de Évora, Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias da Saúde. Livro de Resumos. ISBN: 978-989-20-3167-5
Abstract: TITULO: Formação em enfermagem baseada em competências TEMA: Estratégias de ensino-aprendizagem INTRODUÇÃO: A formação baseada em competências revela ser um desafio para uma educação em enfermagem mais eficaz. Neste artigo analisam-se a diversidade de estratégias utilizadas neste processo ensino aprendizagem em função das diversas etapas do mesmo e que são estruturantes: a construção curricular as metodologias de ensino e as estratégias de avaliação. OBJETIVOS: Caracterizar produção científica sobre modelos e estratégias educacionais para educação em enfermagem baseada em competências; Identificar resultados da implementação de modelo/estratégias educacionais; Discutir aspetos convergentes e divergentes sobre uso dos modelos/estratégias educacionais. METODOLOGIA: Realizou-se uma pesquisa do tipo exploratório tendo por base uma revisão de literatura em bases de dados eletrónicas. A pesquisa foi realizada em novembro de 2010, nas bases da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) utilizando os seguintes descritores: Educação baseada em competências, Educação em enfermagem e Ensino Superior, sendo selecionado um. Na EBSCO, utilizando os mesmos descritores em língua inglesa (Competency-Based Education; Education, Nursing; Education, Higher), igual período de tempo, encontaram-se 36 artigos e foram seleccionados 9. Os critérios de inclusão foram: artigos de pesquisas publicados no período 2005 a 2010, estar disponível on-line como texto completo, estar nos idiomas português, inglês ou espanhol e focalizar objeto de estudo. Excluíram-se artigos de opinião, editoriais e teses. RESULTADOS: As experiências relatadas enfatizam os métodos de ensino, o desenho curricular e a avaliação e demonstraram a sua utilidade e benefícios para o processo de ensino e de aprendizagem. A utilização de modelos predefinidos como é o caso dos modelos COPA e QSEN, têm vantagens claras como recomendação para futuras experiências. Os resultados apontam modelos educacionais de carácter interativo que promovam as capacidades de análise e de reflexão, e sejam promotoras da tomada de decisão.
URI: http://hdl.handle.net/10174/7201
ISBN: ISBN: 978-989-20-3167-5
Type: article
Appears in Collections:PED - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
ENF - Artigos em Livros de Actas/Proceedings

Files in This Item:

File Description SizeFormat
CIRS2012-Poster-FEnfCompetências.pdfPóster575.44 kBAdobe PDFView/Open
Conferência de rep. Sociais 2012 Formação e competencias.pdfResumo99.25 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois