|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/7174
|
Title: | Efeitos do Processo de Bolonha na Procura Global pelo Ensino Superior em Portugal |
Authors: | Vieira, Carlos Vieira, Isabel Cachapa, Filipa |
Editors: | Noutel, A. Brutten, E. Pires, G. Huet, I. |
Keywords: | Processo de Bolonha Ensino Superior |
Issue Date: | 2012 |
Publisher: | Ideia Editora |
Citation: | VIEIRA, C., VIEIRA, I. and CACHAPA, F. (2012) Efeitos do Processo de Bolonha na Procura Global pelo Ensino Superior em Portugal, in A. Noutel, E. Brutten, G. Pires e I. Huet (orgs.) Ensino Superior: Saberes, Experiências, Desafios, AFIRSE - Associação Francofone Internacional de Pesquisa Científica em Educação - Secção Brasileira, Ideia Editora, João Pessoa, ISBN: 978-85-7539-714-5, pp. 39-64. |
Abstract: | O processo de Bolonha foi implementado em Portugal numa conjuntura de crise acentuada no sistema de ensino superior português. Os cortes no financiamento público, decorrentes da austeridade orçamental e da quebra acentuada no número de candidatos ao ensino superior, colocaram em situação financeira insustentável um grande número de instituições. Com a adopção dos princípios de Bolonha pretendeu-se promover a comparabilidade dos graus a nível Europeu, reduzir o financiamento público do ensino superior com primeiros ciclos mais curtos, alterar estruturas curriculares e práticas pedagógicas. Neste capítulo procuramos analisar em particular o efeito desta reorganização do sistema de ensino superior na procura por parte dos alunos. A menor extensão do primeiro ciclo reduz o número de alunos matriculados nas instituições de ensino superior, mas pode ser compensada por uma maior procura de segundos ciclos, se os alunos ou os seus empregadores considerarem o primeiro ciclo insuficiente para a aquisição das competências necessárias à actividade profissional. Por outro lado, um primeiro ciclo mais curto reduz os custos directos e de oportunidade de uma licenciatura e pode assim promover um aumento no número de candidatos ao ensino superior. Todos estes efeitos têm consequências importantes para as instituições, para o Estado e para o desenvolvimento económico e social do país. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/7174 |
ISBN: | 978-85-7539-714-5 |
Type: | bookPart |
Appears in Collections: | CEFAGE - Publicações - Capítulos de Livros
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|