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http://hdl.handle.net/10174/7134
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Title: | Ensino de Enfermagem de Reabilitação em Portugal 1965-1987 |
Authors: | Bule, Maria José Fernandes, Manuel Agostinho Matos Pires, Elsa Rocha, João M. |
Editors: | Jesuíno, Jorge Correia Lopes, M. J. Mendes, Felismina Oliveira, Antónia Silva |
Keywords: | Enfermagem de reabilitação curso Áreas cientificas |
Issue Date: | Jun-2012 |
Citation: | Bule, Maria José; Fernandes, Manuel Agostinho Matos; Pires, Elsa (2012). Ensino de Enfermagem de Reabilitação em Portugal 1965-1987. In Jesuíno, Jorge Correia; Lopes, Manuel José; Mendes, Felismina; Oliveira, Antónia Silva (coord).11ª Conferência Internacional de Representações Sociais - III Colóquio Luso-Brasileiro sobre Saúde, Educação e Representações Sociais e V Fórum Internacional de Saúde, Envelhecimento e Representações Sociais. Évora, Universidade de Évora, Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias da Saúde. Livro de Resumos. |
Abstract: | Questão de investigação: Como evoluiu a formação especializada em enfermagem de reabilitação em Portugal no período de 1965 a 1987?
Objectivos:
- Descrever as características dos cursos de especialidade em enfermagem de reabilitação (CEER) em Portugal: 1965 – 1987;
- Descrever as tendências na formação especializada em enfermagem de reabilitação.
Metodologia: Investigação histórica, Estudo descritivo.
Métodos: Análise documental (Corpus de análise constituído pelos planos de estudos 1965- 1987).
Resultados: A recuperação dos acidentados de guerra levaria à criação do Centro de Medicina Física e Reabilitação do Alcoitão (CMFRA) e no ano lectivo de 1964-1965 à organização do 1º CEER com inicio em 18 de Outubro de 1965. O primeiro plano de estudos nacional, foi elaborado por uma comissão em 1965, foi aprovado em 10 de Maio de 1967. Em 1973 é nomeado um grupo de trabalho para revisão do programa do CEER e foi aprovado a 12 de Agosto de 1974. Em 1983 o INSA- DEE aprovou o plano de estudos com a duração de 18 meses que foi revisto em 1987. Os planos mantiveram constantes algumas áreas: Enfermagem de reabilitação, reabilitação, anatomia, fisiologia e patologia. A partir de 1983 houve o incremento das ciências sociais e humanas. Também nas áreas constantes nos planos de estudo, os conteúdos desenvolvidos são neurologia, neurotraumatologia, ortopedia, ortotraumatologia e pneumologia. Os estágios estão planeados nessas áreas de cuidados. Até 1983 os planos individualizaram a disciplina de Actividades da vida diária (AVD) e a obrigatoriedade de estágios nesses departamentos.
Conclusões: De 1965 a 1987 os planos de estudos sofreram alterações, a mais evidente em 1983. Até 1974 as alterações foram justificadas como facilitadores dos processos de aprendizagem. A partir de 1983 as revisões decorrem de normativos legais. Os objectivos dos cursos inicialmente centrados na dotação dos enfermeiros em competências clinicas evoluem a partir de 1983 para integrarem competências de produção e utilização da investigação, pedagogia e administração. A relação entre a componente teórica e a componente prática dos cursos manteve-se sensivelmente contante: 40% e 60%, respectivamente. A introdução de áreas das ciências sociais e humanas em 1983 resultou numa diminuição do peso das disciplinas de enfermagem de reabilitação, representando em média 50% da componente teórica e em 1983 passaram para 30%, sofrendo um ligeiro incremento no plano de 1987 (40%). Na componente prática são os estágios de neurologia que têm maior peso, incluindo as experiências em neurologia e neurotraumatologia.
Referências bibliográficas:
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URI: | http://hdl.handle.net/10174/7134 |
ISBN: | 978-989-20-3167-5 |
Type: | article |
Appears in Collections: | PED - Artigos em Livros de Actas/Proceedings ENF - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
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