Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/7123

Title: Representações Sociais das Enfermeiras e da Enfermagem na Época Vitoriana na Obra de Anne Perry
Authors: Pinheiro, Felícia Tavares
Mendes, Felismina
Editors: Jesuíno, Jorge correia
Lopes, M. J.
Mendes, Felismina
Silva, Antónia Oliveira
Keywords: Enfermagem
História
Memória Coletiva
Issue Date: 29-Jun-2012
Publisher: Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias da Saúde.
Citation: Pinheiro, Maria Felícia Canaverde Pereira Tavares; Mendes, Felismina Rosa Parreira (2012).Representações Sociais das Enfermeiras e da Enfermagem na Época Vitoriana na Obra de Anne Perry. In Jesuíno, Jorge Correia; Lopes, M. J.; Mendes, Felismina; Oliveira, Antónia Silva (Coord.). 11ª Conferência Internacional de Representações Sociais e III Colóquio Luso-Brasileiro sobre Saúde, Educação e Representações Sociais; V Forum Internacional de Saúde, Envelhecimento e Representações Sociais.Universidade de Évora, Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias da Saúde. Évora. Livro de Resumos. ISBN:978-989-20-3167-5. 25 a 29 de junho de 2012.
Abstract: A literatura policial sempre se interessou por ficcionar a relação da sociedade com a enfermagem, em geral, e com as mulheres enfermeiras, em particular. Este artigo tem como objetivo analisar as conceções da enfermeira e da enfermagem, no período da Inglaterra Vitoriana. Trata-se de um estudo qualitativo, que adotou a pesquisa documental (quatro livros policias da autoria de Anne Perry) como método de análise. Os resultados obtidos revelam as tentativas que ocorreram para promoverem mudança nos hospitais e na atitude das enfermeiras, e onde os contributos e influências de Florence Nightingale são marcantes. Começa a afirmar-se, nesta época, uma conceção da enfermagem moderna pautada por sistema de princípios, um modelo de ensino e pela arte de cuidar. Neste contexto, o impacto da reforma sanitária ocorrida na Inglaterra vitoriana parece ter sido decisivo para afirmar socialmente a utilidade da enfermagem.
URI: http://hdl.handle.net/10174/7123
ISBN: 978-989-20-3167-5
Type: article
Appears in Collections:ENF - Artigos em Livros de Actas/Proceedings

Files in This Item:

File Description SizeFormat
00ISBN.pdf331.3 kBAdobe PDFView/Open
Representações Sociais das enfermeiras e da enfermagem na época vitoriana na obra de Anne Perry.pdf253.18 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois