|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/7060
|
Title: | A diferenciação de género nas personagens de literatura infantil e juvenil |
Authors: | Balça, Ângela Martos García, Alberto Martos García, Aitana |
Keywords: | Género Literatura Infantil e Juvenil Escola |
Issue Date: | 2012 |
Publisher: | Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género. |
Abstract: | Este caderno do guião pretende debruçar-se sobre a questão do género e a literatura de potencial recepção infantil e juvenil, centrando-se nomeadamente nas personagens dos textos. De acordo com M. Rosa Luengo González (1997), através dos contos ensinamos as crianças a comportar-se, a assumir os seus papéis como seres masculinos ou femininos, oferecemos-lhes modelos. Por outro lado, ainda segundo esta autora, as personagens dos contos reflectem as relações de poder na sociedade e os âmbitos em que cada um, homem ou mulher, se devem mover.
Em muitas narrativas, as questões de género não são propriamente abordadas de forma explícita; elas estão plasmadas na trama, nos espaços e nos comportamentos das personagens. Neste sentido, o papel da/o mediador/a de leitura, assumido muitas vezes pela/o docente, é fundamental. Serão estas/es mediadores/as que, através de um trabalho de exegese sobre os textos, possibilitarão aos/às alunos/as, em leituras mais profundas, compreenderem, comentarem e discutirem estas mesmas questões de género. No entanto, noutras narrativas, as questões de género estão bem presentes e poderão ser facilmente identificadas e discutidas pelos/as mediadores/as com os/as alunos/as. Não cabe neste guião discutir se essas narrativas são ou não textos literários; essa será uma avaliação que competirá aos/às docentes. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/7060 http://www.cig.gov.pt/guiaoeducacao/2ciclo/guiao_educa_2ciclo.pdf |
ISBN: | 9789725973363 |
Type: | bookPart |
Appears in Collections: | CIEP - Publicações - Capítulos de Livros
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|