Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/7047

Title: Adaptação e validação do CEQ – Questionário de Experiência no Curso – Contributo para a qualidade do ensino superior português
Authors: Chaleta, Elisa
Sampaio, Ana
Saraiva, Margarida
Grácio, Luísa
Leal, Fátima
Santos, Graça
Sebastião, Luís
Candeias, Adelinda
Editors: Pires, António Ramos
Saraiva, Margarida
Rosa, Álvaro
Keywords: Análise Factorial Exploratória
Análise Factorial Confirmatória
Experiência no Curso
Qualidade do Ensino Superior
Issue Date: 2012
Publisher: Associação Portuguesa para a Qualidade (APQ)
Citation: CHALETA, Elisa, Ana Sampaio, Margarida Saraiva, Luisa Grácio, Fátima Leal, Graça Santos, Luis Sebastião, Adelinda Candeias (2012) “Adaptação e validação do CEQ – Questionário de Experiência no Curso – Contributo para a qualidade do ensino superior português”. In TMQ – Techniques, Methodologies and Quality: Review in Portuguese, Spanhish and English, N.º 3, António Ramos Pires, Margarida Saraiva e Álvaro Rosa (ed.), Lisboa: Associação Portuguesa para a Qualidade (APQ), pp. 187-204. ISSN: 2182-8083
Abstract: A investigação sobre a aprendizagem no ensino superior estabeleceu uma associação entre a forma como os estudantes aprendem e a percepção que têm sobre os contextos em que decorre essa aprendizagem. Tendo em conta a relevância desta componente para a qualidade da aprendizagem no ensino superior o objectivo deste estudo é identificar a estrutura factorial do CEQ - Questionário de Experiência no Curso (Ramsden, 2006) validando-o para a população estudantil portuguesa. A partir de uma amostra de 872 alunos de cursos de Licenciatura (Ciências Sociais e Ciências e Tecnologia) testámos a adequabilidade global do modelo à estrutura relacional desenvolvida, com recurso à Análise Factorial Confirmatória. A principal conclusão indica que o modelo se ajusta à população estudantil portuguesa, embora com algumas diferenças, também encontradas em estudos transculturais realizados recentemente
URI: http://hdl.handle.net/10174/7047
ISSN: 2182-8083
Type: article
Appears in Collections:GES - Publicações - Artigos em Revistas Nacionais Com Arbitragem Científica
CEFAGE - Publicações - Artigos em Revistas Nacionais Com Arbitragem Científica

Files in This Item:

File Description SizeFormat
TMQ n..º3 artigo 9.pdf180.5 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois