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http://hdl.handle.net/10174/6937
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| Title: | A Relevância da Filosofia de Deming no Ensino Superior Português |
| Authors: | Saraiva, Margarida Nogueiro, Teresa |
| Editors: | Patrício, Manuel Ferreira Sebastião, Luís Justo, José Manuel Mata Bonito, Jorge |
| Keywords: | Gestão da qualidade total ensino superior Princípios de Deming melhoria contínua excelência |
| Issue Date: | Feb-2012 |
| Publisher: | AEPEC - Associação da Educação Pluridimensional e da Escola Cultural |
| Citation: | SARAIVA, Margarida e Teresa Nogueiro (2012). A Relevância da Filosofia de Deming no Ensino Superior Português, in Da Exclusão à Excelência: Caminhos Organizacionais para a Qualidade da Educação, Manuel Ferreira Patrício, Luís Sebastião, José Manuel Mata Justo e Jorge Bonito (Orgs.), AEPEC - Associação da Educação Pluridimensional e da Escola Cultural, pp. 172-185. ISBN: 978-972-8223-39-7 |
| Abstract: | Normalmente, a Gestão da Qualidade Total é concretizada na indústria e nos serviços através da
adopção de um conjunto de princípios. A implementação desses princípios orienta e guia as organizações
para a melhoria da qualidade. Deming, Juran e Crosby são alguns dos teóricos que apresentaram um
conjunto de princípios que permite melhorar o processo de qualidade numa organização.
Neste presente artigo procura-se analisar, de uma forma sistemática e acessível, informação relevante
acerca da fi losofi a da gestão da qualidade total, debruçando-se essencialmente sobre os 14 Princípios de
Deming. Por outro lado, pretende-se averiguar se as técnicas da Gestão da Qualidade Total, desenvolvidas
por esse “Guru” da qualidade, poderiam ser aplicadas no ensino superior português. Neste sentido,
aplicou-se um inquérito por questionário em duas instituições de ensino superior portuguesas: o ISCTE
e a Universidade de Évora. Na implementação desses princípios foram tidos em consideração os possíveis
obstáculos e potenciais beneficios, dado que se acredita na sua importância e sua relevância para a
melhoria da qualidade.
Os resultados deste estudo evidenciaram um conjunto de possíveis difi culdades e beneficios os quais
poderão ser o resultado da presente cultura dessas instituições e concluiu-se que as duas instituições de
ensino superior poderiam implementar alguns dos 14 princípios de Deming e a sua correcta aplicação
permitiria caminhar no longo percurso da qualidade até à excelência. Porém, é importante salientar que
esses princípios deveriam ser aplicados de forma fl exível, de acordo com as necessidades específi cas de
cada organização. |
| URI: | http://hdl.handle.net/10174/6937 |
| ISBN: | 978-972-8223-39-7 |
| Type: | bookPart |
| Appears in Collections: | GES - Publicações - Capítulos de Livros CEFAGE - Publicações - Capítulos de Livros
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