Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/6315

Title: O Ensino Português à procura da Qualidade
Authors: Saraiva, Margarida
Editors: Mogollón, Ricardo Hernández
Jiménez, María Victoria Postigo
Keywords: Qualidade de Ensino
Ensino de Qualidade
Excelência
Issue Date: 23-Nov-2006
Publisher: Ediciones la Coria
Citation: SARAIVA, Margarida, "O Ensino Português à procura da Qualidade", in Actas VIIIº Seminario Hispano-Luso de Economia Empresarial, Mogollón, Ricardo Hernández e María Victoria Postigo Jiménez (Eds.), Ediciones la Coria. CD-ROM ISBN: 84-88611-29-3. Fundación Xavier de Salas, Trujillo - España, 23 Noviembre 2006
Abstract: Em que pensaria o filosofo grego Heraclito quando disse que “Nada é permanente senão a Mudança”? Mais de dois milénios e meio passados, esta afirmação mantém-se cada vez mais actual. De tal forma que, com a globalização dos mercados, assiste-se ao aparecimento de inúmeras organizações que repetem ideias e produtos. Quando uma organização se quer adaptar à mudança, nem sempre é necessário reinventar tudo e começar do zero. Por vezes, a melhor atitude é fazer pequenas melhorias recorrendo a uma aposta na qualidade. O termo “Qualidade” está na moda no mundo da gestão, em geral, e no das organizações, em particular. Está na moda desde, pelo menos, há cinquenta anos. Mas, uma moda tão duradoura não é moda, é uma constante da vida económica. A noção de Qualidade é mais actual que nunca, mas este termo de uso corrente e banal encerra muitos ardis. Todos julgam saber o que é a qualidade, mas muito poucos são capazes de a definir correctamente. O conceito de qualidade por ser complexo de definir implica necessariamente uma certa versatilidade, abrangência e dificuldade na medição. Esta dificuldade torna-se ainda mais notória nas instituições de ensino. Um dos problemas que se levantam acerca da qualidade é saber "o que é a Qualidade?". Foi realizado um inquérito por questionário, em duas instituições de ensino superior portuguesas: o ISCTE e a Universidade de Évora, junto do pessoal docente e não docente, cujos objectivos foram o de obter uma definição de "Qualidade de ensino" e de auferir a opinião dos inquiridos sobre a qualidade e a imagem das suas instituições universitárias. Os resultados deste estudo permitiram identificar quatro grandes grupos temáticos que conduziram a uma definição de "Qualidade de ensino". Do estudo conclui-se que a imagem da instituição de ensino superior pode influenciar previamente esse conceito e que a discussão generalizada sobre Qualidade de ensino origina uma nova reflexão sobre essa definição e sobre os mecanismos a utilizar para a sua avaliação e melhoria.
URI: http://hdl.handle.net/10174/6315
ISBN: 84-88611-29-3
Type: article
Appears in Collections:GES - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
CEFAGE - Artigos em Livros de Actas/Proceedings

Files in This Item:

File Description SizeFormat
paper_VIII Seminário Hispano_luso Trujillo.pdf94.04 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois