Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/6273

Title: Economia, Sociologia e Desenvolvimento Rural
Authors: Carvalho, Maria Leonor da Silva
Santos, Marcos Olímpio Gomes dos
Editors: Carvalho, Maria Leonor da Silva
Santos, Marcos Olímpio Gomes dos Santos
Keywords: Economia
Sociologia
desenvolvimento rural
luso-angolano
Issue Date: May-2009
Publisher: Comissão Executiva do 1º Encontro Luso-Angolano em Economia, Sociologia e Desenvolvimento Rural/Universidade de Évora
Citation: Carvalho, M.L.S., M. O. Santos, eds. (2009), Economia, Sociologia e Desenvolvimento Rural- Actas do 1ºEncontro Luso-Angolano, Évora, Comissão Executiva do 1º ELA e Universidade de Évora (ISBN: 978-972-778-104-1)
Abstract: Com este evento procurou-se por um lado, dinamizar acções de cooperação e parceria entre instituições públicas e empresas privadas, de Angola e de Portugal, no âmbito da Economia, Sociologia e Desenvolvimento Rural e, por outro lado, reunir técnicos dos dois países para que, em conjunto e de uma forma integrada, reflectissem e debatessem os problemas actuais e perspectivas a curto e longo prazo naquelas áreas, tendo em vista encontrar formas eficazes de cooperação entre os dois países, nos domínios referidos. Neste âmbito decorreu o I Encontro que se pretende venha a ter continuidade com alguma periodicidade, em locais de Angola ou de Portugal. Tendo como pano de fundo as linhas orientadoras referidas, a iniciativa foi estruturada através dos seguintes momentos: Sessões Plenárias, Mesas Redondas e Sessões Paralelas. As Mesas Redondas debateram o Ensino e Investigação, o Desenvolvimento Rural, e o Estado Actual da Cooperação e Perspectivas Futuras. No âmbito da visita técnica, os participantes do Encontro deslocaram-se à Cooperativa Agrícola de Moura e Barrancos e à Central Fotovoltaica da Amareleja, proporcionando-lhes o conhecimento de experiências relacionadas com cada um dos empreendimentos. Na sessão de encerramento foram sintetizadas as principais conclusões do Encontro: Dar continuidade ao Encontro através de uma nova iniciativa a decorrer em Angola dentro de dois 2 anos; Apostar nas culturas energéticas e no aproveitamento do biogás de origem pecuária; Fomentar iniciativas que promovam o desenvolvimento em geral e, em particular o desenvolvimento rural, como por exemplo dinamização do associativismo/cooperativismo, como caminho a seguir para a resolução de alguns problemas de comercialização e produção agrícolas; Dinamizar troca de experiências no âmbito da promoção do micro-financiamento; Trocar informação sobre experiências bem sucedidas ou boas práticas, no âmbito das parcerias público-privadas, identificando competências e responsabilidade de intervenção em cada domínio; Dinamizar a troca de experiências no âmbito do desenvolvimento turístico sustentável; Criar um Wiki Luso-Angolano para o Desenvolvimento; Instalar projecto-piloto no domínio das cooperativas de comercialização.
URI: http://hdl.handle.net/10174/6273
ISBN: 978-972-778-104-1
Type: book
Appears in Collections:CEFAGE - Publicações - Livros
MED - Publicações - Livros
ECN - Publicações - Livros

Files in This Item:

File Description SizeFormat
1ela_actas.pdf24.09 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois