Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/6223

Title: Estudo para o desenvolvimento de métodos para quantificação de Phl p5 em amostras de ar exterior colhidas na cidade de Évora
Authors: Ribeiro, Rita
Antunes, Célia M.
Brandao, Rui
Keywords: Aeroalergénios
Pólen
Poaceae
Oleaceae
Phl p 5
Ole e 1
Issue Date: Mar-2010
Publisher: Jornadas 2010 do Departamento de Química, Évora, Portugal
Citation: R. Ribeiro, C. M. Antunes, R. Brandão (2010). Estudo para o desenvolvimento de métodos para quantificação de Phl p5 em amostras de ar exterior colhidas na cidade de Évora. No livro de Resumos das 1as Jornadas do Departamento de Química da Universidade de Évora, 25-26 Março, Évora, Portugal, P-57.
Abstract: Estudo para o desenvolvimento de métodos para quantificação de Phl p5 em amostras de ar exterior colhidas na cidade de Évora R Ribeiro1, CM Antunes1,4 & R Brandão2,3 1Departamento de Química, 2Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais Mediterrânicas (ICAAM); 3Departamento Biologia, Universidade de Évora, Largo dos Colegiais 2, 7000 Évora UE; 4Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC), Universidade de Coimbra, 3004-517 Coimbra; cmma@uevora.pt As doenças alérgico-respiratórias decorrentes da exposição a pólenes na atmosfera constituem na actualidade um problema de saúde pública, afectando cerca de 40% da população europeia. Em Portugal, os pólenes das gramíneas são uma das principais fontes de aeroalergénios atmosféricos, sendo o Phl p5 o principal alergénio da família Phleum pratense. e responsável por 80 a 90% das rinites e asma brônquica que atingem das crianças e adolescentes e 40 a 50% dos adultos já asmáticos. Assim, a realização de estudos para o desenvolvimento de metodologias que permitam prever o potencial alergénico da atmosfera e assim contribuir para desenvolver estratégias de prevenção da patologia alérgica são muito relevantes. Neste trabalho pretende-se desenvolver um teste imunoquímico para detecção e quantificação do alergénio Phl p5. Numa plataforma meteorológica situada no centro da cidade de Évora (Colégio Luís António Verney, Fase III), foram monitorizados em simultâneo e diariamente o conteúdo polínico atmosférico de Poaceae e o aeroalergénio Phl p5. Para a contagem dos primeiros, utilizou-se um colector volumétrico do tipo “Hirst” (Burkard Seven Day Recording Volumetric Spore Trap) e os segundos foram monitorizados mediante a utilização de um colector de impacto de médio volume (CHEMVOL) com filtros de poli-uretano, entre os dias 30 de Abril e 8 de Julho de 2009. Após extracção, a quantificação dos aeroalergénios efectuou-se mediante uma técnica de ELISA tipo “sandwich”, utilizando anticorpos específicos. Durante a época polínica de 2009 observaram-se níveis elevados de pólenes de gramíneas (entre 2 de Maio e 1 de Junho de 2009). Observou-se ainda que o conteúdo de alergénio Phl p5 estava directamente correlacionado com as contagens polínicas de pólenes de Poaceae. Estes resultados sugerem que a quantificação directa dos aeroalergénios pode contribuir, em conjunto com as contagens polínicas, para definir com melhor precisão do risco alérgico. Este estudo prosseguirá na época polínica de 2010 com vista à certificação do método. Agradecimentos: Este trabalho realiza-se no âmbito do projecto europeu HIALINE (“grant agreement” 20081107 II.5.1).
URI: http://hdl.handle.net/10174/6223
Type: lecture
Appears in Collections:QUI - Comunicações - Em Congressos Científicos Nacionais

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Resumo_RitaRibeiro-JornadasDQUIM2010.pdf293.79 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois