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http://hdl.handle.net/10174/5992
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Title: | • “O ENSINO DO JAZZ E DA MÚSICA ERUDITA NO SÉC. XXI” |
Authors: | Lopes, Eduardo Gaspar, Paulo |
Editors: | Molina, Maria |
Keywords: | Música Análise Estudos de Jazz Ensino de Música |
Issue Date: | 2008 |
Publisher: | CIMA, Universidad de Granada, Spain |
Citation: | “O ENSINO DO JAZZ E DA MÚSICA ERUDITA NO SÉC. XXI”, in María Angustias Ortiz Molina (ed.), Música. Arte. Diálogo. Civilización, CIMA, Universidad de Granada, Spain, 2008 |
Abstract: | O Jazz constitui um dos maiores fenómenos culturais do Séc. XX. Tendo a sua origem nos E.U.A., rapidamente foi difundido e integrado nas diferentes culturas musicais um pouco por todo o mundo. Benny Goodman (1909-1986) foi um dos seus grandes expoentes e embaixador durante décadas. A carreira do “Rei do Swing” permite fazer uma interface entre a música erudita e o jazz; pois este clarinetista apresentava-se regularmente como improvisador em diversos grupos de jazz e desenvolveu simultaneamente uma carreira como músico erudito. Apesar de os músicos serem actualmente divididos em duas classes principais, jazz (popular) e clássico (erudito), acreditamos profundamente que a escola do futuro formará instrumentistas capazes de integrar uma orquestra sinfónica assim como uma big band de jazz - tal como prova o percurso de Benny Goodman. É na fronteira desta actividade bipolar que se situa este artigo. Será feita uma reflexão sobre a utilização de ferramentas tradicionais e contemporâneas abordando aspectos melódicos, harmónicos e rítmicos utilizadas pelo músico/professor de jazz; e a forma como estas podem/devem ser utilizadas pelo músico erudito e vice-versa. Assim, a formação académica do músico prático do futuro será enriquecida, sendo capaz de responder às exigências e desafios de um universo musical cada vez mais globalizado esteticamente. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/5992 |
Type: | bookPart |
Appears in Collections: | UnIMeM - Publicações - Capítulos de Livros
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