Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/5939

Title: Comercialização Interna e Externa de Café em Timor Leste: o Caso da Empresa Timorcorp LTD
Authors: Guterres, Verónica
Henriques, Pedro Damião de Sousa
Sequeira, Pedro
Carvalho, Maria Leonor da Silva
Tavares, Mário
Keywords: café
Timor Corp
Timor-Leste
Comercialização
exportação
Issue Date: 2010
Publisher: IV Congresso da APDEA
Citation: Guterres, Verónica da Costa, Pedro Damião de Sousa Henriques, Pedro Sequeira, Maria Leonor da Silva Carvalho, Mário Tavares, “Comercialização Interna e Externa de Café em Timor-Leste: o Caso da Empresa Timorcorp LTD”, VI Congresso da Associação Portuguesa de Economia Agrária, IV Congresso de Gestão e Conservação da Natureza, 15-17 de Julho, Ponta Delgada, Açores, 2010.
Abstract: O café é importante para Timor Leste porque é o principal produto de exportação no sector agrícola, apresenta-se como a maior fonte de rendimento para os agricultores nos distritos, sub-distritos, sucos e aldeias e dinamiza a actividade das principais empresas compradoras e exportadoras. A cultura de café em Timor Leste é muito mais um processo florestal que pomícola. O objectivo deste trabalho foi estudar a comercialização interna e externa de café na empresa de Timorcorp LTD e ao mesmo tempo fazer uma breve caracterização da cultura do café em Timor e reflectir sobre a vantagem comparativa do café ou seja sobre a sua competitividade internacional. O método utilizado para recolha de dados primários foi a observação directa das operações da empresa e entrevista a pessoas chave. A função da empresa Timorcorp é de comprador e exportador de café. A empresa compra café pergaminho através das suas agências em todos os distritos e processa para café verde na sua fábrica em Díli. A empresa paga às agências e estas aos agricultores. A empresa exporta café para os EUA, Alemanha, Singapura, Portugal e Macau. A quantidade de café exportado é maior para a Alemanha. O ano de maior exportação de café arábica foi 2008 e de robusta foi 2004. A exportação de café arábica de segunda qualidade representa metade de produção, sendo a primeira qualidade cerca de um terço. A Timorcorp tem um peso nas exportações de café Timor Leste de cerca um sexto.
URI: http://hdl.handle.net/10174/5939
ISBN: 978-972-8612-61-0
Type: article
Appears in Collections:ECN - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
CEFAGE - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
ICAAM - Artigos em Livros de Actas/Proceedings

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Comercialização Interna e Externa de Café em Timor Leste o Caso da Empresa.pdf295.49 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois