|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/5542
|
Title: | Planeamento e Controlo dos Custos da Qualidade nas Empresas Portuguesas Certificadas |
Authors: | Cociorva, Aliona Saraiva, Margarida Ferreira, Osvaldo Novas, Jorge Casas |
Editors: | Santos, José António Conceição |
Keywords: | Custos da Qualidade Gestão da Qualidade Planeamento e Controlo da Qualidade Certificação |
Issue Date: | 2009 |
Publisher: | Fundação para o Desenvolvimento da Universidade do Algarve |
Citation: | COCIORVA, Aliona, Margarida Saraiva, Osvaldo Ferreira e Jorge Casas Novas (2009) “Planeamento e Controlo dos Custos da Qualidade nas Empresas Portuguesas Certificadas”, in Turismo e Gestão: Inovação e Empreendedorismo no Contexto da Economia Empresarial, José António Conceição Santos (Cood.), Fundação para o Desenvolvimento da Universidade do Algarve, pp. 344-354. ISBN: 978-972-9341-89-2 |
Abstract: | A globalização dos mercados, onde a competição é cada vez maior, fez com que a gestão da qualidade e os
sistemas de gestão de custos da qualidade se tornassem factores da maior importância para a competitividade das
organizações. O movimento da qualidade está intimamente associado à certificação dos sistemas de gestão da qualidade que,
por si só, não é suficiente para assegurar a competitividade das organizações nos mercados altamente competitivos.
Hoje em dia, as empresas dispõem, regra geral, de menos recursos do que no passado, o que as obriga a geri-los de forma
mais criteriosa e racional. Assim, as organizações, cada vez mais, têm que ser eficientes na sua gestão e procuram medir a
qualidade em termos monetários, através de sistemas de gestão de custos da qualidade, destacando assim a validade e
utilidade do planeamento e controlo dos custos da qualidade, como instrumento de gestão.
O presente artigo insere-se num projecto de investigação no âmbito do Mestrado em Gestão da Universidade de Évora,
tendo como objectivo conhecer os procedimentos adoptados no planeamento e controlo dos custos da qualidade nas
empresas portuguesas certificadas, bem como verificar se elaboram relatórios de gestão que permitam determinar o retorno
financeiro dos investimentos efectuados em qualidade.
Os resultados obtidos evidenciam que existe uma baixa aderência da maioria das empresas respondentes em relação à
implementação de sistemas formais que quantificam e controlam os custos de qualidade, bem como à identificação explícita
e isolada dos custos da qualidade nos relatórios de gestão. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/5542 |
ISBN: | 978-972-9341-89-2 |
Type: | bookPart |
Appears in Collections: | GES - Publicações - Capítulos de Livros CEFAGE - Publicações - Capítulos de Livros
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|