Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/5285
|
Title: | Padrões em Matemática: Uma proposta didática no âmbito do novo programa para o ensino da Matemática |
Authors: | Borralho, António Vale, Isabel Pimentel, Teresa Barbosa, Ana Cabrita, Isabel Barbosa, Elsa Fonseca, Lina |
Keywords: | Padrões Didática da Matemática |
Issue Date: | 2011 |
Publisher: | Texto Editores, Lda |
Abstract: | Este livro centra-se na importância dos padrões no desenvolvimento curricular da Matemática no ensino básico, apresentando-se um conjunto de propostas de tarefas que contemplam temas matemáticos transversais ao três ciclos. Valoriza a exploração de padrões como meio de ajudar os alunos quer a desenvolver a sua competência matemática quer a apreciar as qualidades estéticas da disciplina, reforçando a perspetiva de que a exploração matemática na procura de padrões é um meio através do qual emergem conceitos matemáticos com significado e compreensão. Trata-se de um conjunto de tarefas matemáticas, enquadradas pela investigação teórica e empírica, e que têm os seguintes pressupostos:(a) todos os alunos podem gostar de matemática; (b) a matemática é a ciência dos padrões; e (c) a descoberta de um padrão é uma estratégia poderosa de resolução de problemas. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/5285 |
ISBN: | 978-972-47-4588-6 |
Type: | book |
Appears in Collections: | PED - Publicações - Livros CIEP - Publicações - Livros
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|