Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/5285

Title: Padrões em Matemática: Uma proposta didática no âmbito do novo programa para o ensino da Matemática
Authors: Borralho, António
Vale, Isabel
Pimentel, Teresa
Barbosa, Ana
Cabrita, Isabel
Barbosa, Elsa
Fonseca, Lina
Keywords: Padrões
Didática da Matemática
Issue Date: 2011
Publisher: Texto Editores, Lda
Abstract: Este livro centra-se na importância dos padrões no desenvolvimento curricular da Matemática no ensino básico, apresentando-se um conjunto de propostas de tarefas que contemplam temas matemáticos transversais ao três ciclos. Valoriza a exploração de padrões como meio de ajudar os alunos quer a desenvolver a sua competência matemática quer a apreciar as qualidades estéticas da disciplina, reforçando a perspetiva de que a exploração matemática na procura de padrões é um meio através do qual emergem conceitos matemáticos com significado e compreensão. Trata-se de um conjunto de tarefas matemáticas, enquadradas pela investigação teórica e empírica, e que têm os seguintes pressupostos:(a) todos os alunos podem gostar de matemática; (b) a matemática é a ciência dos padrões; e (c) a descoberta de um padrão é uma estratégia poderosa de resolução de problemas.
URI: http://hdl.handle.net/10174/5285
ISBN: 978-972-47-4588-6
Type: book
Appears in Collections:PED - Publicações - Livros
CIEP - Publicações - Livros

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Livro-padrões-texto.pdf1.56 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois