Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/5216

Title: Influência da consociação com diferentes trevos, da rega e da variedade na produção e qualidade do azevém italiano.
Authors: Lourenço, Maria Ermelinda V.L.
Palma, Paulo M.M.
Massa, Vitor M.L.
Silva, Luis Leopoldo
Keywords: azevém
rega
consociações
Issue Date: May-2010
Citation: Lourenço, Maria Ermelinda V.L.; Palma, Paulo M.M.; Massa, Vitor M.L.; Silva, Luis Leopoldo. Influência da consociação com diferentes trevos, da rega e da variedade na produção e qualidade do azevém italiano. Vida Rural, 1757, 38-41, 2010.
Abstract: Havendo alguma evidência de que as leguminosas podem beneficiar as gramíneas pela transferência de azoto fixado seria de todo o interesse utilizar consociações em vez de azevém em estreme fertilizado com azoto. Como conclusões gerais, podemos referir que a utilização do trevo squarroso, em consociação com o azevém anual, se mostrou vantajosa, comparativamente aos outros trevos, pois mostrou tendência para apresentar valores mais elevados de produção total de matéria seca, proteína bruta e matéria seca digestível. Porém, as máximas produções foram obtidas com o azevém em estreme fertilizado com 100 kg/ha de azoto à sementeira e após cada corte. No ensaio comparativo entre diferentes dotações de rega e sequeiro verificou-se que mesmo a dotação mais baixa (25% da CC) permitiu duplicar o número de cortes. Em face dos resultados desta actividade, pode concluir-se que a rega pode contribuir, de forma muito significativa, para aumentar a produção e melhorar a qualidade da forragem produzida. A existência de regadio na região, ainda que com pouca água, é fundamental para regularizar a curva de produção de erva nas explorações pecuárias pois além de maiores produções, em quantidade e qualidade, o número de cortes também pode duplicar. A decisão de regar ou não vai depender da viabilidade económica. Relativamente à utilização da variedade bianual em vez da anual, parece não haver vantagem em condições de regadio pois, além de se ter revelado menos eficiente a utilizar a água, cresce pouco no Verão devido às elevadas temperaturas não se justificando, por isso, continuar a regar. Sem humidade no solo, a sua persistência é afectada pelo que não se torna viável continuar a explorá-la no ano seguinte. Assim, uma vez que a água é um recurso cada vez mais escasso e caro, parece que a melhor escolha é o azevém anual com o tratamento de rega mais baixo. No entanto, caso não exista água disponível para regar, a variedade bianual parece mais vantajosa.
URI: http://hdl.handle.net/10174/5216
Type: article
Appears in Collections:MED - Publicações - Artigos em Revistas Nacionais Sem Arbitragem Científica
ERU - Publicações - Artigos em Revistas Nacionais Sem Arbitragem Científica

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Vida Rural_Maio2010.pdf8.52 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois