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http://hdl.handle.net/10174/5139
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Title: | Caminhos do Universo Carolíngio - o Tchiloli de São Tomé |
Authors: | Alves Pereira, Paulo |
Editors: | Trindade, Vitor Santos, M. Teresa Trindade, Nazaret |
Keywords: | São Tomé e Príncipe Universo carolíngio Imaginário Fenómeno da interculturalidade Ritualização Tragédia do Marquês de Mântua Performance Sincretismo cultural Do ritual ao teatro Do teatro ao ritual |
Issue Date: | 2008 |
Publisher: | CIEP - Centro de Investigação em Educação e Psicologia |
Citation: | Alves Pereira, Paulo, (2008): "Caminhos do Universo Carolíngio - o Tchiloli de São Tomé", in Educação - Temas e Problemas, Nº. 5, dir. Vitor M. Trindade, Mª. Teresa Santos e Mª. de Nazaret Trindade, Évora, CIEP - Centro de Investigação em Educação e Psicologia, pp. 67-89. |
Abstract: | O presente artigo debruç-se sobre os aspectos históricos que contribuiram para que o 'material carolíngio' representasse um papel de relevo no mundo performativo das culturas lusófonas. O facto de durante toda a época da Reconquista a derrocada franca em Roncesvales, a qual inspirou o material poético para a Chanson de Roland, se ter acabado por transformar num “valiosíssimo” desastre#. Num desastre que se iria tornar num pendão orientador para os exércitos cristãos: Roland assume o papel de um segundo Cristo e Roncesvales adquire foros de um novo Gólgota.
Evidentemente que isto se trata de uma estratégia ideológica, fomentada pelas estruturas de poder do outro lado dos Pirinéus, que virá não só a inspirar os destinos ibéricos, como também a fazer perpetuar o predomínio da cultura franca na península. Na base disto estão vários factores:
Por um lado é de salientar a acção franca em território ibérico, sobretudo através da actuação das ordens monásticas Beneditina (Cluny) e Cisterciense, visto que as principais funções na hierarquia da Igreja a nível peninsular eram ocupadas nesta altura pelos seus membros. Além disso, os francos, empenhados no garante da sua supremacia ideológica e religiosa no ocidente, elevaram aquilo que inicialmente era de facto apenas uma empresa ibérica, a um empreendimento colectivo da civilização do sol poente. E não por último, o facto de São Tiago de Compostela constituir, desde o séc. IX paralelamente com Jerusalém e Roma, um dos mais importantes lugares de peregrinação da cristandade e, de por essa mesma rota, também designada de “caminho francês” viajarem os peregrinos e, com eles as histórias e canções de gesta, que estes traziam do sul da França.
Esta influência da cultura francesa, que ainda hoje se reflecte, fornece-nos a explicação para o facto do material carolíngio ter ocupado um lugar de destaque entre os povos ibéricos.
Hoje entendemos o “universo carolíngio” como um “universo” literário condicionado por determinados parâmetros, compreendêmo-lo como um macro-sistema, que se define muito mais através do seu carácter “discursivo e figurativo”, do que através do seu conteúdo histórico. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/5139 |
ISBN: | 1646-2831 |
Type: | article |
Appears in Collections: | ARC - Publicações - Artigos em Revistas Nacionais Com Arbitragem Científica CHAIA - Publicações - Artigos em Revistas Nacionais Com Arbitragem Científica CIEP - Publicações - Artigos em Revistas Nacionais Com Arbitragem Científica
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