Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/5136

Title: Algumas considerações sobre a pedagogia de formação de actores nas escolas alemãs
Authors: Alves Pereira, Paulo
Editors: Bonito, Jorge
Keywords: Método
Sistema de formação de actores
Stanislavski
Brecht
Reinhard
Pedagogia para Actores
Issue Date: 2009
Publisher: Universidade de Évora, Departamento de Pedagogia e Educação
Citation: Alves Pereira, Paulo, (2009): "Algumas considerações sobre a pedagogia de formação de actores nas escolas alemãs", in Ensino, Qualidade e Formação de Professores, org. Jorge Bonito, Évora, Departamento de Educação e Pedagogia, pp. 359-381.
Abstract: Tive o privilégio de ter sido discípulo de Rudolf Penka, o famoso metodólogo de formação de actores alemão que propôs uma simbiose dos métodos de Stanislavski e de Brecht e tornou evidente que ambos, em lugar de serem antagónicos, se completavam e se valorizavam mutuamente. É sobre isto que pretendo reflectir neste capítulo. E pretendo fazê-lo com base na minha experiência de 27 anos de estudo e trabalho sobre e para o teatro, na Alemanha (inicialmente na então RDA e posteriormente na RFA). Vou pois procurar apontar e analisar os fundamentos pedagógicos da formação de actores nas escolas alemãs desde as contribuições dadas por Stanislavski, respeitantes ao trabalho contínuo do actor, bem como as propostas de Vachtangov, Meyerhold e Tairov, ou ainda as reflexões de Brahm, Reinhardt, W. Langhoff, Vallentin, Heinz, Brecht e evidentemente o contributo valioso de Brook e Grotowski entre outros, mostram-nos a necessidade de um trabalho metódico se de facto queremos realizar de forma profíqua a formação dos actores. Este trabalho metódico requer, independentemente de todos os estilos e vontades próprias, para além de todos os modos e concepções de actuação, uma ocupação com o específico, com o fundamento, com a essência do trabalho de criação do actor. Trabalharmos e investigarmos tudo isto exige da nossa parte que não nos dispersemos pela quantidade de propostas, mas que utilizemos essa variedade como experiência duma validade geral e produto do desenvolvimento histórico.
URI: http://hdl.handle.net/10174/5136
ISBN: 978-989-95802-1-3
Type: bookPart
Appears in Collections:CHAIA - Publicações - Capítulos de Livros
ARC - Publicações - Capítulos de Livros
CIEP - Publicações - Capítulos de Livros

Files in This Item:

File Description SizeFormat
ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE A PEDAGOGIA FORMAÇÃO ACTORES.doc128.5 kBMicrosoft WordView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois