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http://hdl.handle.net/10174/5072
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Title: | Cultura Visual: Ruturas com inércias e ignorâncias curriculares |
Authors: | Charréu, Leonardo |
Keywords: | Cultura Visual Teoria e Desenvolvimento Curricular Ensino Artístico Artes Visuais |
Issue Date: | 2011 |
Publisher: | Editora Universidade Federal de Santa Maria |
Citation: | Charréu, L. (2011). ”Cultura Visual: Rupturas com inércias e ignorâncias curriculares” In Raimundo Martins &
Irene Tourinho, (Orgs) Como e Porque Pensamos a Educação da Cultura Visual, Col. Cultura Visual e
Educação (pp. 113-128). Santa Maria: Editora Universidade Federal de Santa Maria. ISBN: 978-85-7391-148-
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Abstract: | O capítulo procura identificar as razões que estão na origem de uma certa tendência para uma espécie de academicismo, mesmo considerando os tempos e os movimentos artísticos contemporâneos. Elucida as razões porque é que estas práticas de ensino artístico se cristalizaram no curriculum dando origem
àquilo que é designado como “inércia” curricular. Apresenta a Cultura Visual como metodologia alternativa de ensino artístico, mais adequada para fazer face aos novos conceitos de visualidade e às novas estratégias de sedução e persuasão veiculadas pelas imagens que circulam no nosso espaço mediático. Estes objetivos requerem uma espécie de ruptura com o ensino artístico tradicional, pois admitem como elementos de estudo não só as tradicionais “obras de arte” como se abrem a um campo alargado de imagens e objetos de cultura material. Basta que veiculem valores, crenças, identidades, posicionamentos ético-políticos, etc. Porque assenta em questionamentos e indagações a Cultura Visual pode assumir-se como uma metodologia visual da pedagogia crítica e, nesse sentido, exige uma renovação e inovação das práticas em sala de aula. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/5072 |
Type: | bookPart |
Appears in Collections: | CIEP - Publicações - Capítulos de Livros
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