Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/4963

Title: Students and teachers perception of the tutoring regime in ESESJD-UÉ
Authors: Sim-Sim, Margarida
Frade, Maria
Chora, Antonia
Marques, Maria do Ceu
Keywords: Tutoria;
Ensino
Issue Date: 15-Apr-2010
Publisher: Universidade de Évora
Citation: Sim-Sim, M., Frade, M. A., Chora, M. A. & Marques, M. C. (2010). Students and teachers perception of the tutoring regime in ESESJD-UÉ. LEARNING AND TEACHING IN HIGHER EDUCATION. University of Évora. 15-16 April, 2010
Abstract: Com o objectivo de avaliar o processo de tutoria instalado recentemente, descreve-se a percepção dos estudantes e docentes da ESESJD-UÉ. Aplicaram-se questionários de auto-preenchimento a 146 discentes e 19 docentes. Trata-se de um estudo quantitativo, descritivo e transversal. Os resultados indicam que globalmente, os estudantes percebem a tutoria como um recurso positivo, reconhecem no tutor, um orientador válido no percurso de formação, que está disponível e é amigável. Os docentes identificam-se como figuras de recurso e procuram responder às necessidades dos estudantes. Como problemas principais dos estudantes, emergem a adaptação ao ritmo e gestão das tarefas académicas. Na perspectiva dos professores, a tutoria trouxe benefícios, tais como a facilitação do processo académico e custos, nomeadamente adequação da gestão do trabalho docente por sobre-ocupação. Concluem ambos os grupos que o regime deve ser facultativo e apontam dois episódios semestrais como os necessários/suficientes.
URI: http://hdl.handle.net/10174/4963
Type: article
Appears in Collections:ENF - Comunicações - Em Congressos Científicos Internacionais

Files in This Item:

File Description SizeFormat
LearningTeachingHigherEducation.pdf483.01 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois