Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/4947
|
Title: | “Manuel de Falla: O Retábulo de Mestre Pedro (1922)” |
Authors: | Amaral, Pedro |
Keywords: | Falla |
Issue Date: | May-2011 |
Publisher: | RDP - Antena2 |
Abstract: | Na fervilhante Paris das primeiras décadas do século, canto do cisne da belle époque, a Princesa de Polignac reinou entre os artistas como uma das mais insignes mecenas.
Americana de nascimento, herdeira das famosas máquinas Singer (perdoe-se-me a publicidade), mulher discreta e de grande elegância, aceitara casar em segundas núpcias com o Príncipe Edmond de Polignac (que, como ela, frequentava o sexo oposto sem lhe votar as suas preferências amorosas). O conveniente matrimónio entre estas duas figuras elegantes e independentes, na sua vida privada e nas suas relações, fora arranjado por Robert de Montesquiou, homem de letras, ao mesmo tempo ilustre e extravagante, sobejamente caricaturado na época, próximo de Proust e modelo literário do seu famoso Barão de Charlus.
Em Paris e em Veneza, a princesa de Polignac manterá famosos salões nos quais recebe alguns dos mais notáveis músicos do tempo. Fará estrear obras dos jovens e mais brilhantes compositores franceses de então – Debussy, Fauré, Chabrier… Para ela escreverá Ravel a sua Pavana para uma Infanta Defunta, Stravinsky o seu Renard, Satie o seu Socrate entre tantos, tantos outros… |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/4947 |
Type: | lecture |
Appears in Collections: | MUS - Comunicações - Em Congressos Científicos Nacionais
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|