Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/4940
|
Title: | “Maderna: Satyricon” |
Authors: | Amaral, Pedro |
Keywords: | Maderna Satyricon |
Issue Date: | Nov-2011 |
Publisher: | RDP - Antena2 |
Abstract: | Satyricon é um fresco admirável, extraordinário e grotesco da decadente sociedade romana. Tudo parte de um banquete oferecido por Trimalchio e a sua esposa Fortunata. Entre relações matrimoniais complicadas, refeições sumptuosas, jogos eróticos de variadas índoles e uma inevitável orgia de colossais proporções vemos desfilar toda uma sociedade em pleno declínio.
Obra pós moderna, Satyricon é baseada numa série infinda de citações, recomposições e colagens de fragmentos musicais mais ou menos antigos, mais ou menos consagrados pela história da música ocidental.
Obra pós moderna, Satyricon representa – com outras da época – uma viagem à descoberta da história e um lugar de reencontro entre o compositor, o intérprete e o ouvinte. O artista serial dos anos cinquenta sai da sua ascética Torre de Marfim, deambula pelos prazeres da fruição musical, e entrega-se a com júbilo um puro jogo de sedução com o público.
Os meios são ao mesmo tempo restritos e diversos na sua multiplicidade: uma orquestra comedida, um punhado de cantores/actores, meios electrónicos modestos… e esta notável sobriedade de meios (longíssimo da grande ênfase wagneriana e pós-romântica) é explorada com uma extraordinária eficácia musical, cénica e dramatúrgica, exemplo admirável de adequação. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/4940 |
Type: | lecture |
Appears in Collections: | MUS - Comunicações - Em Congressos Científicos Nacionais
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|