|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/4864
|
Title: | APTIDÕES COGNITIVAS, ATITUDES E LITERACIA CIENTÍFICA: UM ESTUDO DE CASO COM ALUNOS DO 9º ANO DE ESCOLARIDADE |
Authors: | Oliveira, Beatriz Pomar, Clarinda Neto, António Lemos, Gina C. Rebelo, Nicole Silva, João |
Keywords: | Atitudes Ciências Físico-Químicas Literacia científica Aptidões cognitivas Análise multivariada |
Issue Date: | 9-Sep-2011 |
Citation: | Oliveira, B., Pomar, C., Neto, A., Lemos, G. C., Rebelo, N., & Silva, J. (2011). Aptidões cognitivas, atitudes e literacia científica: um estudo de caso com alunos do 9º ano de escolaridade. XI Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía, Coruña, Universidad de Coruña Espanha, 7-10 Setembro 2011. |
Abstract: | A investigação tem revelado que as aptidões cognitivas se podem constituir como um bom indicador e preditor do rendimento escolar e dos níveis de literacia científica evidenciados pelos alunos. Para além das variáveis cognitivas, terão ainda primordial importância nos níveis de literacia científica as atitudes dos alunos face às disciplinas escolares que mais potenciam o desenvolvimento destas aptidões científicas, como é o caso da disciplina de Ciências Físico-Químicas.
Utilizando uma abordagem interdisciplinar, este estudo procurou identificar e compreender os níveis de literacia científica dos alunos do 9º ano de escolaridade que frequentam uma Escola Secundária da cidade de Évora com 3º ciclo, cruzando variáveis cognitivas (inteligência fluida e raciocínio) e escolares (atitudes face à disciplina de Ciências Físico-Químicas). Utilizando como instrumentos de recolha de dados a Bateria de Provas de Raciocínio (BPR 7/9), o Questionário de Atitudes Face às Ciências Físico-Químicas (QAFCFQ) e um conjunto de itens libertos do programa PISA, procedeu-se a uma análise de dados multivariada, a qual permitiu evidenciar o efeito que as aptidões cognitivas e as atitudes provocam nos níveis de literacia científica dos alunos, com repercussões no rendimento escolar e, sobretudo, no sucesso educativo. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/4864 |
Type: | lecture |
Appears in Collections: | CIEP - Comunicações - Em Congressos Científicos Internacionais
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|