Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/4856
|
Title: | Concepções sobre qualidade de ensino por parte de professores e estudantes do Instituto Politécnico de Portalegre |
Authors: | Martins, Maria José Oliveira, Teresa Bonito, Jorge |
Editors: | Silva, B. Almeida, L. Barca, A. Peralbo, M. |
Keywords: | Conceções Qualidade de Ensino Ensino superior Portalegre |
Issue Date: | 2009 |
Publisher: | Universidade do Minho |
Abstract: | Nas duas últimas décadas tem havido uma preocupação crescente com a qualidade no ensino superior,
motivada parcialmente pela relação entre o investimento económico neste nível de ensino e o sucesso
escolar e adaptação dos estudantes.
Este estudo teve como objectivos conhecer e comparar as concepções de professores e estudantes do
Instituto Politécnico de Portalegre sobre a qualidade de ensino e a forma de a melhorar na instituição
e no curso em que leccionam ou que frequentam. Compararam-se também as concepções de
estudantes e professores de cursos de baixo rendimento académico com os cursos de alto rendimento
académico. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa, efectuando-se uma análise de
conteúdo às respostas a três questões abertas sobre a qualidade de ensino superior. O acordo entre
juizes independentes foi de 85% para as respostas dos professores e de 80% para as dos estudantes.
Os resultados sugerem que as categorias mais associadas ao conceito de qualidade, quer por
professores quer por estudantes, são as metodologias de ensino e a competência dos professores.
Aspectos relacionados com a gestão e organização institucional, a investigação e as infra-estruturas
foram também referidas mas em menor grau que as anteriores. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/4856 |
ISBN: | 978-972-8746-71-1 |
Type: | article |
Appears in Collections: | PED - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|