Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/4682
|
Title: | REPENSAR O PAPEL DA EMPRESA NA SOCIEDADE: NOTA INTRODUTÓRIA |
Authors: | Jorge, Fátima Seabra, Fernando Miguel Santos, Maria João Costa, Maria Alice Nunes |
Keywords: | Responsabilidade Social Empresas |
Issue Date: | 11-Jul-2011 |
Publisher: | Almedina |
Abstract: | Já nos séculos XVIII e XIX era possível encontrar acções colectivas de carácter caritativo que envolviam o estado e o empresariado e que visavam sobretudo reduzir situações de pobreza e antagonismos dela decorrentes. Nesta época, a intervenção social empresarial expressava-se através da caridade pontual de beneméritos como forma de governar a miséria.
Como observou Bronislaw Geremek (1986), tanto no discurso filantrópico, presente desde o século XIX na Europa, como no discurso da Igreja Católica, o problema da pobreza era encarado como algo degradante, conduzindo a atitudes de piedade e de caridade. Neste período, a filantropia fundamentava-se na beneficência individual e no pressuposto de que a ajuda aos pobres deveria advir da iniciativa particular, inspirada por motivações mais elevadas do que as que movem a assistência estatal. Conforme o autor, tratava-se da laicização do mandamento do amor ao próximo. E acrescentou: “a actividade filantrópica, traduzindo o desejo humanitário de socorrer outrem, permite que o benfeitor mostre a sua riqueza e afirme publicamente o seu prestígio social” (Geremek,1986: 16). |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/4682 |
ISBN: | 9789724044200 |
Type: | bookPart |
Appears in Collections: | NICPRI.UE - Publicações - Capítulos de Livros
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|