Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/4617
|
Title: | Ser enfermeira: contributos para o estudo de uma representação social |
Authors: | Mendes, João |
Keywords: | Enfermagem Representação social |
Issue Date: | Oct-1996 |
Publisher: | Instituto de Formação em Enfermagem, Lda |
Citation: | Mendes, João (1996). Ser enfermeira: contibutos para o estudo de uma representação social. Revista Portuguesa de Enfermagem. Ano I, Nº 2, Outubro/Dezembro.p.5-100 |
Abstract: | A nossa preocupação como intervenientes na formação profissional inicial, o reconhecimento da influência determinante desta formação para uma prática de cuidados de qualidade e ainda a percepção de que actualmente a escola ensina a "ser enfermeira" numa linha de orientação que mais tarde não coincide com a prática profissional efectiva, foram os motivos que
nos levaram a realizar um estudo que permitiu conhecer a representação que os alunos da Escola Superior de Enfermagem de São João de Deus têm construida, acerca do que é "ser enfermeira". Vários autores reconhecem que as representações como que antecipam as condutas, criando no caso da relação educativa um quadro modelador da
apreensão do estudante e no caso da própria situação educativa no seu conjunto, um quadro cuja compreensão permite clarificar mais aquilo que efectivamente ocorre.
Utilizou-se o conceito de representação social como conceito mediador em todo o estudo, uma vez que nos propusemos identificar e analisar os elementos constituintes da representação de enfermeira, partindo do pressuposto que esta representação recebe a influência das duas concepções dominantes na orientação da prática profissional: a orientação para o
tratar cujo modelo de suporte é o modelo bio-médico e a orientação para o cuidar, cujos modelos de suporte são os modelos de enfermagem Fez-se uma abordagem da teoria das representações sociais e das perspectivas
dos dois modelos que dominam a prática profissional (bio-médico e de enfermagem), para a construção de um quadro teórico de suporte ao estudo.
Trata-se de um estudo exploratório de natureza qualitativa, em que se recorreu
numa primeira parte à análise temática e categorial e à análise avaliativa dos discursos. No estudo e análise da representação social foi utilizada a análise de classificação hierárquica no tratamento das respostas individuais. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/4617 |
Type: | article |
Appears in Collections: | ENF - Publicações - Artigos em Revistas Nacionais Sem Arbitragem Científica
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|