Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/4448
|
Title: | Questionário do envolvimento dos estudantes na Escola (QEEE) – Resultados preliminares da adaptação do QEEE para os 3º e 4º anos do 1º ciclo do ensino básico português |
Other Titles: | Questionário do envolvimento dos estudantes na Escola (QEEE) – Preliminary results for QEEE adaptation for for 3rd and 4th grade of portugueses elementary school |
Authors: | Pereira, Tiago |
Editors: | Román Sánchez, J. Carbonero Martín, M. Valdivieso Pastor, J. |
Keywords: | Envolvimento dos Estudantes na Escola Questionário do Envolvimento dos Estudantes na Escola (3º e 4º anos do ensino básico) [QEEE – 1C] Comportamento, participação, sucesso e ajustamento psicológico dos estudantes à escola |
Issue Date: | 2011 |
Citation: | Pereira, T. (2011). Questionário do envolvimento dos estudantes na Escola (QEEE) – Resultados preliminares da adaptação do QEEE para os 3º e 4º anos do 1º ciclo do ensino básico português. In J. Sánchez, M. Martín & J. Pastor (org.). Educación, aprendizaje y desarrollo en una sociedad multicultural (11537-11549). Madrid: Associación Nacional de Psycología Y Educación. |
Abstract: | O envolvimento dos estudantes na escola, largamente estudado e investigado, tem sido identificado como solução para o abandono escolar, baixo desempenho académico e baixa participação na Escola.
Sendo fenómenos ainda comuns à população escolar portuguesa, o projecto de doutoramento “Envolvimento dos estudantes na escola: contributos para a sua avaliação e promoção no 1º e 2º ciclos do Ensino Básico” (Tiago Pereira) procura contribuir para o aprofundamento da investigação em torno do constructo, nomeadamente no que se prende com a sua avaliação e promoção numa faixa etária - primeiro e segundo ciclos do ensino básico - insuficientemente abrangida no seu estudo.
Apesar da diversidade de conceptualizações, o projecto enquadra-se no modelo “The antecedents and outcomes of students engagement in schools” (Lam & Jimerson, 2008), onde são identificadas diferentes componentes do envolvimento (cognitiva, comportamental e afectiva) e onde o mesmo surge relacionado com os resultados escolares e com o ajustamento psicológico dos estudantes. O modelo possui um instrumento de avaliação perfeitamente delimitado (“Students engagement in school questionnaire”) cuja versão portuguesa (“Questionário de envolvimento dos estudantes na escola” - QEEE) [2º e 3º ciclos do ensino básico e ensino secundário], será utilizada no âmbito do projecto.
Tendo em consideração que o envolvimento dos estudantes na escola é um fenómeno dinâmico que importa precocemente estudar para intervir, no âmbito do projecto de doutoramento está a realizar-se a adaptação do QEEE à população dos 3º e 4º anos do ensino básico português (QEEE [1ºC]). Os resultados preliminares deste processo são em seguida apresentados e discutidos. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/4448 |
ISBN: | 978 - 84 - 614 - 8296 - 2 |
Type: | bookPart |
Appears in Collections: | PSI - Publicações - Capítulos de Livros
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|