Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/4426

Title: Aspectos de Interpretação na Música para Saxofone de Daniel Schnyder: Fourth Stream e Advanced Crossover Skills
Authors: Lopes, Eduardo
Marques, Mário
Keywords: Música
Musicologia
Issue Date: 2011
Publisher: Universidade de Aveiro
Citation: Marques, Mário; Lopes Eduardo (2011). Aspectos de Interpretação na Música para saxofone de Daniel Schnyder: Fourth Stream e Advanced Crossover Skills, Performa 11, International Conference on Performance Studies, Universidade de Aveiro, 19-21 de Maio
Abstract: Daniel Schnyder tem vindo nos últimos anos a contribuir de forma substancial para a afirmação de um fraseado característico de saxofone. Schnyder é um compositor e instrumentista de formação eclética. Esta realidade fez dele um criador que aborda a transversalidade musical de uma forma que não tem precedentes. Esta transversalidade é especialmente visível nas suas obras para saxofone, conjugando diferentes técnicas complementadas por uma escrita inclusiva e eclética. O conceito third-stream desenvolvido por Gunther Schuller no final da década de 50, tenta definir um género musical que através da improvisação e/ou composição sintetiza as técnicas e características base da música contemporânea ocidental com vários estilos de música étnica (na maioria dos casos uma fusão entre música contemporânea e jazz). O género third-stream, no que respeita ao saxofone, é interpretado por saxofonistas com formação numa das diferentes ‘escolas’, generalizando: francesa, alemã, americana e jazz. Assim, muita da interpretação de obras third-stream acaba por ser direccionada de acordo com o background estilístico do intérprete (ou com o próprio background do compositor). Desta feita, tem-se assumido o third-stream como um estilo que de acordo com o contexto em que foi composto/interpretado, está mais próximo de um género do que de outro. Ouvindo obras para saxofone de Schnyder, torna-se clara a dificuldade de as considerar third-stream pela razão de não se encontrar facilmente um género base (isto muito provavelmente fruto da formação e gosto eclético de Schnyder). Através de exemplos analíticos, este artigo debruça-se sobre a possibilidade de considerar a obra de Schnyder como um exemplo da nova composição fourth-stream - em que a efectiva fusão de estilos é alcançada. Abordam- se também questões da formação técnico-artística de saxofonistas que, sem necessidade de acorrer a um background base, permitam a interpretação deste tipo de obras. Neste sentido apresentar-se-á o conceito de advanced crossover skills como ferramenta necessária e adequada às exigências que este tipo de obras apresentam.
URI: http://hdl.handle.net/10174/4426
Type: lecture
Appears in Collections:UnIMeM - Comunicações - Em Congressos Científicos Internacionais

Files in This Item:

File Description SizeFormat
MM-EL.pdf79.19 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois