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http://hdl.handle.net/10174/4426
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Title: | Aspectos de Interpretação na Música para Saxofone de Daniel Schnyder: Fourth Stream e Advanced Crossover Skills |
Authors: | Lopes, Eduardo Marques, Mário |
Keywords: | Música Musicologia |
Issue Date: | 2011 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Citation: | Marques, Mário; Lopes Eduardo (2011). Aspectos de Interpretação na Música para saxofone de Daniel Schnyder: Fourth Stream e Advanced Crossover Skills, Performa 11, International Conference on Performance Studies, Universidade de Aveiro, 19-21 de Maio |
Abstract: | Daniel Schnyder tem vindo nos últimos anos a contribuir de forma substancial para a afirmação de um fraseado característico de saxofone. Schnyder é um compositor e instrumentista de formação eclética. Esta realidade fez dele um criador que aborda a transversalidade musical de uma forma que não tem precedentes. Esta transversalidade é especialmente visível nas suas obras para saxofone, conjugando diferentes técnicas complementadas por uma escrita inclusiva e eclética. O conceito third-stream desenvolvido por Gunther Schuller no final da década de 50, tenta definir um género musical que através da improvisação e/ou composição sintetiza as técnicas e características base da música contemporânea ocidental com vários estilos de música étnica (na maioria dos casos uma fusão entre música contemporânea e jazz). O género third-stream, no que respeita ao saxofone, é interpretado por saxofonistas com formação numa das diferentes ‘escolas’, generalizando: francesa, alemã, americana e jazz. Assim, muita da interpretação de obras third-stream acaba por ser direccionada de acordo com o background estilístico do intérprete (ou com o próprio background do compositor). Desta feita, tem-se assumido o third-stream como um estilo que de acordo com o contexto em que foi composto/interpretado, está mais próximo de um género do que de outro. Ouvindo obras para saxofone de Schnyder, torna-se clara a dificuldade de as considerar third-stream pela razão de não se encontrar facilmente um género base (isto muito provavelmente fruto da formação e gosto eclético de Schnyder). Através de exemplos analíticos, este artigo debruça-se sobre a possibilidade de considerar a obra de Schnyder como um exemplo da nova composição fourth-stream - em que a efectiva fusão de estilos é alcançada. Abordam- se também questões da formação técnico-artística de saxofonistas que, sem necessidade de acorrer a um background base, permitam a interpretação deste tipo de obras. Neste sentido apresentar-se-á o conceito de advanced crossover skills como ferramenta necessária e adequada às exigências que este tipo de obras apresentam. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/4426 |
Type: | lecture |
Appears in Collections: | UnIMeM - Comunicações - Em Congressos Científicos Internacionais
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