Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/4340
|
Title: | Concepções sobre qualidade de ensino em estabelecimentos de ensino superior público em Portugal |
Authors: | Oliveira, Maria José Oliveira, Teresa Barros, João Paulo Santo, José Espírito Trindade, Vítor Bonito, Jorge |
Keywords: | ensino superior qualidade de ensino |
Issue Date: | 2011 |
Publisher: | Organização dos Estados Iberoamericanos para Educação, a Ciências e a Cultura |
Abstract: | Este estudo tem como objectivos conhecer e comparar as
concepções sobre a qualidade de ensino de docentes e estudantes de três
estabelecimentos públicos de ensino superior da região do Alentejo
(Portugal) e, no caso dos docentes, conhecer também o que eles sugerem
para melhorar a qualidade de ensino nos cursos e nas instituições em que
leccionam. Trata-se de um estudo qualitativo, que inclui uma análise de
conteúdo de três questões abertas relativas ao modo como 427 estudantes
e 103 docentes definem qualidade de ensino e como os docentes
sugerem que seja melhorada no curso e na instituição. A análise de
conteúdo baseia-se nos modelos teóricos disponíveis, nas actividades
previstas para os docentes do ensino superior e, sobretudo, no conteúdo
das respostas escritas dos participantes. Os resultados revelam que as
respostas de docentes e estudantes dos três estabelecimentos não
diferem substancialmente umas das outras e que a qualidade de ensino
é mais associada a aspectos de natureza pedagógica, preparação para o
mercado de trabalho, articulação com a comunidade e qualificação dos
docentes do que com aspectos associados à investigação. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/4340 |
ISSN: | 1022-6508 |
Type: | article |
Appears in Collections: | PED - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|