Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/4252

Title: Envolvimento dos estudantes na escola: contributos para a sua conceptualização, caracterização, avaliação e promoção
Other Titles: Student’s engagement with school: contributions for conceptualization, characterization, evaluation and promotion
Authors: Melo, Madalena
Pereira, Tiago
Editors: Román Sánchez, J. - M.
Carbonero Martín, M. A.
Valdivieso Pastor, J. - D.
Keywords: Envolvimento dos Estudantes na Escola
Insucesso, absentismo e abandono escolar
Ajustamento psicológico dos estudantes à escola
Issue Date: 2011
Citation: Melo, M. & Pereira, T. (2011). Envolvimento dos Estudantes na Escola: Contributos para a sua Conceptualização, Caracterização, Avaliação e Promoção. In J.-M. Román Sánchez, M.-A. Carbonero Martín & J-D. Valdivieso Pastor (comp.), Educación, Aprendizaje y Desarrollo en una Sociedad Multicultural (pp. 8301 – 8316). Madrid: Ediciones de la Asociación Nacional de Psicología y Educación
Abstract: Partamos de uma inquietação contemporânea. Porque será que numerosas investigações constatam que os/as alunos/as gostam da escola mas não das aulas? (Machado Pais, 1999). Que dinâmicas relacionais (aluno/a, professor/a, conteúdos curriculares, contexto) o justificam? Certamente que a forma como os estudantes se envolvem na escola poderá ajudar a explicar estas questões. Mais, são estas mesmas que determinam a actualidade do conceito “students engagement with school”. Tradicionalmente traduzido como envolvimento dos estudantes na escola, tem sido largamente estudado, investigado em diversos países e entendido como possível solução para o baixo desempenho académico, baixa participação na escola e para o abandono escolar, fenómenos ainda característicos de parte significativa da população estudantil portuguesa. A complexidade e abrangência do conceito determinam a existência de inúmeras definições e conceptualizações do mesmo (Appleton, Christenson, & Furlong, 2008), algo que funciona simultaneamente como uma potencialidade e uma limitação. Neste âmbito evidenciam-se três tipos de modelos explicativos do envolvimento dos estudantes da escola. Um inicial que o relaciona com o abandono escolar (Finn, 1989). Outro que o associa a dimensões motivacionais (Martin, 2007). Finalmente uma linha mais recente que lhe identifica diferentes componentes (cognitiva, comportamental e afectiva) e que o relaciona com os resultados escolares e com o ajustamento psicológico dos estudantes (Appleton, Christenson & Reschly; 2006; Appleton, Christenson, & Furlong, 2008; Lam & Jimerson, 2008) Este artigo pretende apresentar e discutir diferentes propostas de caracterização e conceptualização do envolvimento dos estudantes na escola, bem como práticas que visam a avaliação e promoção do mesmo.
URI: http://hdl.handle.net/10174/4252
ISBN: 978 - 84 - 614 - 8296 - 2
Type: bookPart
Appears in Collections:CIDEHUS - Publicações - Capítulos de Livros
PSI - Publicações - Capítulos de Livros

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Envolvimento dos estudantes na escola - contributos para a sua conceptualização, caracterização, avaliação e promoção (resumo).pdf205.53 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois