Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/4217

Title: O papel dos aterros sanitários na dieta da Cegonha-branca Ciconia ciconia. O Aterro Intermunicipal de Évora como caso de estudo.
Authors: Ventura, Tiago
Faria, Nuno
Roque, Inês
Silva, Patrícia
Rabaça, João E.
Keywords: Ciconia ciconia
aterros
dieta
Issue Date: 2011
Citation: "Ventura T, Faria N, Roque I, Silva P & Rabaça JE 2011. O papel dos aterros sanitários na dieta da Cegonha-branca Ciconia ciconia. O Aterro Intermunicipal de Évora como caso de estudo. In SPEA 2011. Livro de resumos - VII Congresso de Ornitologia & I Jornadas Macaronésicas de Ornitologia Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, Lisboa. Pp 108"
Abstract: A população de cegonha-branca Ciconia ciconia da Europa Ocidental sofreu uma diminuição ao longo do século XX, mas esta situação inverteu-se nas últimas duas décadas. Segundo alguns autores, a presença das lixeiras e aterros sanitários poderá ser uma das principais razões desta recuperação. Deste modo, este trabalho tem como principais objectivos (1) descrever a dieta da cegonha-branca que habitam na região de Évora e (2) avaliar se a presença do Aterro Intermunicipal de Évora influenciou a dieta natural da espécie de alguma forma, em comparação com um estudo realizado à 25 anos atrás. Foram analisadas egagrópilas colectadas em 2005 e 2010, em dois núcleos de reprodução – Pero Peão e Monte das Flores – e no Aterro Intermunicipal de Évora. Para complementar os dados obtidos foram também realizadas 46 horas de observações no seu local de alimentação. Em 182 egagrópilas analisadas registaram-se 8119 insectos, divididos por quinze Famílias e cinco Ordens, matéria indiferenciada e material inorgânico. As observações no aterro demonstraram que as cegonhas-brancas ingerem grandes quantidades de matéria orgânica, o que poderá ajudar a explicar a grande quantidade de matéria indiferenciada encontrada nas egagrópilas. As variações locais, sazonais e anuais foram avaliadas usando uma ANOVA. Foi encontrada variação local entre os locais em cada ano, entre os dois núcleos de reprodução e entre Pero Peão e o aterro. A variação sazonal foi registada apenas no Aterro Intermunicipal de Évora e variação anual verificou-se apenas no Monte das Flores. Os nossos resultados sugerem que o Aterro Intermunicipal de Évora tem uma grande importância na dieta de cegonha-branca na região de Évora.
URI: http://hdl.handle.net/10174/4217
Type: lecture
Appears in Collections:BIO - Comunicações - Em Congressos Científicos Nacionais
MED - Comunicações - Em Congressos Científicos Nacionais

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Livro-Resumos_Cong2011.pdfResumos2.5 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois